Baleias inspiradas em “Hannibal Lecter” estão a massacrar tubarões brancos e a comer os seus fígados

PorExpresso das Ilhas,10 jul 2022 7:58

Duas orcas estão a causar sarilhos na costa da África do Sul devido aos massacres de tubarões brancos que têm levado a cabo, afugentando os animais da região e ameaçando o equilíbrio do ecossistema.

Quando pensamos em grandes predadores dos oceanos, o tubarão branco é muitas vezes o primeiro animal que nos vem à cabeça, muito em parte devido ao famoso filme O Tubarão de Steven Spielberg, que continua a inspirar muitos pesadelos e fobias 45 anos depois do seu lançamento.

Mas parece que estes animais têm só a fama e pouco proveito — especialmente nas águas da África do Sul, onde os tubarões brancos têm sido o jantar das baleias assassinas, que têm feito jus ao seu nome, escreve o site zap.aeiou.pt.

De acordo com um novo estudo publicado na African Journal of Marine Science, desde 2017 que um par de orcas macho já chacinou pelo menos oito tubarões brancos perto da costa de Gansbaai.

E estas baleias não se limitam a matar os tubarões. Em sete dos casos, estas baleias “Hannibal Lecter” comeram os fígados dos tubarões – mas sem favas ou um vinho Chianti a acompanhar, presume-se – e em alguns dos corpos encontrados, até o coração tinha desaparecido.

A brutalidade das orcas não é novidade e, afinal, não é por nada que são conhecidas como baleias assassinas. Mas é raro haver casos onde estes animais têm um impacto tão notório no seu habitat, já que os avistamentos de tubarões brancos caíram a pique nesta zona desde que as orcas começaram a sua matança há cerca de cinco anos, relata o Live Science.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1075 de 6 de Julho de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 jul 2022 7:58

Editado porSheilla Ribeiro  em  11 jul 2022 9:12

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.