Empresa quer cultivar embriões humanos para garantir órgãos para transplantes

PorExpresso das Ilhas,27 ago 2022 12:09

A tecnologia pode ser a solução para muitos problemas e dar resposta a muitas necessidades. As alternativas à doação de órgãos têm sido procuradas e esta é mais uma ideia: a Renewal Bio quer cultivar embriões humanos para dar resposta à escassez.

A empresa de biotecnologia Renewal Bio quer criar embriões humanos sintéticos. De acordo com os investigadores, o objetivo passa por facilitar os transplantes, bem como ajudar em questões de fertilidade, doenças genéticas e envelhecimento.

Baseada em Israel, a empresa alegou ter utilizado, com sucesso, uma tecnologia avançada de células estaminais e úteros artificiais, por forma a cultivar embriões de rato. Segundo o MIT Technology Review, estes permaneceram vivos até desenvolverem batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo e um pouco do cérebro.

A equipa acredita que esta foi a primeira vez que um embrião sintético foi criado e mantido até uma fase tão avançada, sem a utilização de qualquer esperma, óvulos ou úteros.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 ago 2022 12:09

Editado porAndre Amaral  em  27 ago 2022 12:09