Moderna pede aprovação para dose de reforço contra linhagem BA.4 e BA.5 da Ómicron

PorExpresso das Ilhas,4 set 2022 8:35

Um dia depois (23 de Agosto) do pedido de aprovação da vacina da Pfizer contra as subvariantes BA.4 e BA.5, a Moderna anuncia também o pedido de autorização para outra vacina contra aquelas que são as linhagens dominantes na actual pandemia de covid-19.

Esta autorização permitirá administrar vacinas criadas para atacar as subvariantes dominantes da covid-19.

A empresa de biotecnologia Moderna concluiu terça-feira última (23) o pedido de autorização para o uso urgente da vacina de reforço da covid-19, ajustada contra as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ómicron, variante actual da covid-19.

O pedido, noticiou o jornal PÚBLICO, dirigido à agência reguladora do medicamento norte-americana (a Food and Drug Administration, ou FDA), é baseado em dados pré-clínicos para esta dose de reforço, que contém as subvariantes dominantes BA.4 e BA.5 juntamente com a variante original de coronavírus.

A apresentação do pedido também inclui dados de ensaios clínicos para o outro candidato a dose de reforço contra a subvariante BA.1, aponta a Moderna.

Segundo a mesma fonte, o anúncio acontece um dia depois de a Pfizer e a sua parceira alemã BioNTech solicitarem autorização nos EUA para a aprovação da vacina criada para atacar as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ómicron.

A Pfizer afirmou ainda que terá doses disponíveis para envio imediato após a aprovação da entidade reguladora norte-americana.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1083 de 31 de Agosto de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 set 2022 8:35

Editado pormaria Fortes  em  24 mai 2023 23:28