Sonda da NASA colide com asteróide para desviar trajectória

PorExpresso das Ilhas,26 set 2022 9:32

É hoje que a DART, sonda da NASA, cumpre a sua missão: colidir com um asteróide. O objectivo é ensaiar o desvio de eventuais asteróides que possam de alguma forma ameaçar a Terra.

Segundo informações avanças pela RTP,   o DART - Double Asteroid Redirection Test, foi construído e é gerido pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, e é a primeira tentativa da humanidade de mudar o movimento de um asteróide no espaço. 

A RTP avança ainda que a ideia da NASA, consiste na colisão intencional de um engenho espacial, esperando que o impacto provoque uma mudança de direcção "circunstancial" do rochedo. 

O asteróide alvo do DART não é uma ameaça para a Terra, mas é o campo de testes perfeito para ver se o método de deflexão conhecido como técnica de impacto cinético produz resultados. A resultar, este sistema seria uma maneira viável de proteger planeta de eventuais colisões futuras.

Se tudo correr como previsto, o DART fará com que o asteróide Dimorphos, de 780 metros, mude ligeiramente a órbita em redor do centro gravitacional (asteróide Didymos).

O DART está programado para chocar com o asteróide às 22h14 de hoje (hora de Cabo Verde).

A importância de desviar um asteróide

A grande maioria dos asteróides e cometas que passam perto da Terra está avaliada como não perigosa. Mas isso não significa que não existam alguns corpos potencialmente perigosos, ou PHO. Isto quando apresentem entre 30 a 50 metros de diâmetro, ou mais, e a órbita em redor do Sol chegue a oito milhões de quilómetros da órbita da Terra.

Por esta razão, foi criada uma estratégia de defesa planetária, da NASA, que serve para detectar e seguir esses objectos, usando telescópios no solo e no espaço.

De facto, o Centro de Estudos de Objectos Próximos da Terra da NASA , ou CNEOS, monitoriza todos os corpos conhecidos, tendo em vista avaliar qualquer risco de impacto.

Qualquer aproximação relativamente próxima é relatada no painel do Asteróide Watch. Embora não existam - oficialmente - objectos celestes que representem uma ameaça à Terra, os cientistas continuam a vasculhar os céus em busca de asteróides desconhecidos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 set 2022 9:32

Editado porAndre Amaral  em  26 set 2022 9:33

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.