O maior vulcão activo do mundo (no Havai) acordou ao fim de 38 anos

PorExpresso das Ilhas,5 dez 2022 7:54

No Havai, o cume do Mauna Loa, o maior vulcão activo da Terra, entrou em erupção pelas 23h30 locais de domingo, ao fim de 38 anos de dormência, anunciaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos.

“Neste momento, as escoadas de lava estão contidas no cume e não estão a ameaçar as comunidades na parte de baixo da encosta”, referia a notificação relativa à erupção do Mauna Loa, citada pelo jornal Público. Ainda assim, os Serviços Geológicos dos Estados Unidos alertaram os residentes para a possibilidade de gases e cinzas vulcânicas e a Agência de Gestão de Emergências do Havai já abriu, por precaução, dois abrigos na ilha, embora enfatize que não há sinais de que a lava vá ameaçar as áreas habitadas. Não há ordens de evacuação neste momento.

No entanto, tendo por base erupções anteriores, a notificação chamava a atenção para o facto de as fases iniciais de uma erupção deste vulcão poderem ser muito dinâmicas e que a localização e o avanço das escoadas de lava podiam mudar muito rapidamente. O nível de alerta do vulcão já tinha

A última erupção ocorreu em Março e Abril de 1984. “O Mauna Loa está entre os vulcões mais activos da Terra, tendo entrado em erupção 33 vezes desde a erupção histórica de 1843, muito bem documentada”, sublinha-se no site dos Serviços Geológicos dos Estados Unidos. “Já produziu escoadas de basalto bastante grandes e volumosas, que, desde 1868, atingiram o oceano oito vezes. Na última erupção, de 1984, a lava ficou a 7,2 quilómetros de Hilo, o maior centro populacional da ilha.”

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1096 de 30 de Novembro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 dez 2022 7:54

Editado porAndre Amaral  em  5 dez 2022 7:54

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.