Asteróide vai fazer "aproximação extraordinariamente próxima" da Terra

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 jan 2023 9:21

Segundo a NASA, este será um "quase acidente", sendo que não há hipóteses do asteróide atingir o planeta.

Um asteróide do tamanho de um camião vai passar "extraordinariamente próximo" da Terra na madrugada de quinta para sexta-feira, num dos encontros mais iminentes já registados, adiantou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana (NASA).

A NASA assegurou, no entanto, que este será um "quase acidente", sendo que não há hipóteses do asteróide atingir o planeta.

Mesmo que a rocha espacial chegasse muito mais perto da Terra, os cientistas explicaram que a maior parte desta iria queimar na atmosfera, com alguns dos pedaços maiores provavelmente a caírem como meteoritos.

Descoberto no sábado, acredita-se que o asteróide conhecido como 2023 BU tenha entre 3,5 metros e 8,5 metros de diâmetro. Foi descoberto pela primeira vez pelo mesmo astrónomo amador na Crimeia, Gennady Borisov, que descobriu um cometa interestelar em 2019.

Em poucos dias, dezenas de observações foram feitas por astrónomos em todo o mundo, permitindo apurar a órbita do asteróide.

O trajecto do asteróide será drasticamente alterado pela gravidade da Terra assim que passar e, em vez de completar uma volta ao sol a cada 359 dias, mover-se-á numa órbita oval com a duração de 425 dias, de acordo com a NASA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 jan 2023 9:21

Editado porAndre Amaral  em  26 jan 2023 9:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.