Primeiro Táxi eléctrico já circula em Santa Cruz

PorSheilla Ribeiro,7 mar 2023 8:31

A empresa Marcelino Car Transporte, S.U.Lda Táxi acaba de se tornar a primeira empresa do concelho de Santa Cruz a apostar na mobilidade sustentável para atingir a neutralidade carbónica, com a aquisição de um veículo 100% eléctrico, segundo anunciou esta segunda-feira a edilidade.

“Marcelino Semedo, proprietário da Marcelino Car Transporte, S.U.Lda Táxi, adquiriu recentemente um veículo 100% elétrico, tornando-se a primeira empresa do concelho de Santa Cruz, e uma das primeiras em Cabo Verde, a apostar na mobilidade sustentável para atingir a neutralidade carbónica.”, diz um comunicado da Câmara Municipal, publicado no Facebook.

O Governo aprovou em 2019 a Carta de Política de Mobilidade Eléctrica, que estabelece o objectivo da substituição gradual até 2050 de todos os veículos movidos a motor térmico por motor eléctrico. O executivo isentou de direitos aduaneiros e IVA a importação de veículo eléctricos e equipamentos de recarga.

Em Novembro de 2022, o Chefe do governo anunciou que Cabo Verde tinha, na altura, em circulação 74 carros eléctricos e estava em curso um concurso para escolher a empresa concessionária que vai instalar e gerir os primeiros 44 postos de carregamento eléctrico públicos.

A Lusa noticiou em Março do ano passado que a Agência de Cooperação Internacional alemã GIZ e o fundo Nama, que apoia programas de combate às alterações climáticas, preveem incentivos à aquisição de 600 viaturas eléctricas por Cabo Verde, para reduzir o consumo de combustíveis fosseis.

Santa Cruz

Autoria:Sheilla Ribeiro,7 mar 2023 8:31