Europol desmantelou grupo 'hacker' que vendia dados a outros criminosos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 abr 2023 8:32

A Europol anunciou hoje o desmantelamento de uma das maiores redes mundiais de 'hackers' que vendiam dados roubados, numa operação policial que envolveu 17 países.

O alvo foi o "Genesis Market, um dos mercados mais perigosos do mundo", disse a polícia europeia em comunicado.

A operação, que teve lugar na terça-feira, consistiu em acções simultâneas realizadas contra os utilizadores da plataforma e resultou em 119 detenções e 208 mandados de busca a residências.

A investigação decorria desde 2019 com a cooperação do Cento Europeu do Crime Cibernético e do Grupo de Trabalho Conjunto para o Crime Cibernético, ambos sediados na Europol.

O desmantelamento foi liderado pelo FBI e pela Polícia Nacional Holandesa, que se reuniram na sede da Europol para coordenar as diferentes ações a serem tomadas em 17 países.

O grupo criminoso agora desmantelado foi considerado um dos maiores facilitadores de crimes cibernéticos através da venda de credenciais, identidades digitais e contas roubadas em todo o mundo.

Os 'bots', mecanismos que infectam dispositivos electrónicos através de vírus informáticos para recolher dados, criados pelo grupo, podiam ser posteriormente comprados por outros criminosos através dos quais teriam acesso a impressões digitais, dados de formulários de preenchimento automático e informações de início de sessão recolhidas em tempo real.

O Genesis Market tornou-se um recurso popular entre os 'hackers', uma vez que estava acessível na internet aberta através do estatuto de convidado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 abr 2023 8:32

Editado porAndre Amaral  em  6 abr 2023 8:34

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.