A sonda Juice vai a Júpiter, mas o seu alvo é Ganimedes. Porquê?

PorExpresso das Ilhas,24 abr 2023 8:37

A missão JUICE, da ESA, vai fazer uma viagem de oito anos até Júpiter e, quando lá chegar em Julho de 2031, terá como um dos seus focos principais a lua Ganimedes. Mas porquê, exactamente?

A sonda espacial europeia Juice foi lançada com sucesso na passada sexta-feira, a bordo de um foguete Ariane 5, rumo a Júpiter e às suas luas geladas, com a missão de procurar ambientes favoráveis a formas de vida extraterrestre.

A pequena nave, que leva tecnologia ‘Made in Portugal‘ e tem um português como director de operações de voo, conta o site zap.aeiou.pt, terá como um dos seus focos principais a lua Ganimedes. Mas porquê, exatamente?

Em primeiro lugar, pensa-se que Ganimedes tenha um oceano salgado sob a sua concha gelada. Este oceano pode ser suficientemente grande para envolver todo o planeta, embora não saibamos com certeza as suas características.

Qual é a sua composição e qual é a sua profundidade? Um dos principais objectivos da Missão Juice em Ganimedes é a exploração deste corpo de água, ao mesmo tempo que o comparamos com outras luas oceânicas de Júpiter para obter uma imagem mais nítida destes mundos como potenciais habitats para a vida.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1116 de 19 de Abril de 2023. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 abr 2023 8:37

Editado porAndre Amaral  em  6 mai 2023 8:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.