Afinal, o que não engorda mata. Adoçantes aumentam o risco de mortalidade

PorExpresso das Ilhas,20 mai 2023 8:57

Os adoçantes não só não ajudam a perder peso como podem aumentar a mortalidade. O alerta é feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O uso de adoçantes sintéticos ou artificiais foi associado a problemas cardiovasculares e mortalidade adulta.

Segundo a OMS, os adoçantes não são eficazes no controlo do peso a longo prazo, e podem ter efeitos indesejados, se utilizados durante muito tempo.

O aumento do risco de diabetes tipo 2 é uma das consequências.

A agência da saúde da ONU, conta o site zap.aeiou.pt, desaconselha o seu uso e destacou que, em geral, as pessoas devem reduzir os doces na alimentação, e devem fazê-lo desde cedo para ter uma saúde melhor.

“Substituir os açúcares livres, refinados e naturais presentes em frutas, mel e outros, por adoçantes não oferece nenhum benefício a longo prazo em termos de redução de gordura corporal em adultos ou crianças”, sublinhou a organização que rege a saúde pública global, citada pela mesma fonte.

Entre os produtos específicos que são desencorajados estão o acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, bem como estévia e os seus derivados.

Um estudo recente, publicado na Nature Medicine, já tinha revelado que um substituto do açúcar – chamado eritritol – tem sido associado à coagulação do sangue, derrame, ataque cardíaco e morte.

Nesta investigação os especialistas detetaram uma relação entre problemas cardiovasculares e a concentração dessa substância no sangue.

“As pessoas precisam de considerar outras formas de reduzir o consumo de açúcares livres, como comer alimentos que contenham naturalmente açúcares, como frutas, ou alimentos e bebidas que não sejam doces”, defendeu o director de nutrição e segurança alimentar da OMS, Francesco Branca.

Esta recomendação aplica-se a todos, excepto aqueles com diabetes preexistente.

Da mesma forma, a OMS destacou que esta nova recomendação inclui adoçantes sintéticos, naturais ou modificados, “que não sejam classificados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industriais”, ou que sejam vendidos separadamente para serem adicionados pelo consumidor.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1120 de 17 de Maio de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 mai 2023 8:57

Editado porEdisângela Tavares  em  20 mai 2023 8:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.