Astrónomos intrigados com a maior explosão cósmica alguma vez observada

PorExpresso das Ilhas,21 mai 2023 8:43

Uma equipa de astrónomos anunciou sexta-feira última ter identificado a “maior explosão” cósmica alguma vez observada – uma bola de energia equivalente a 100 vezes o tamanho do nosso Sistema Solar.

Os cientistas acreditam que têm a explicação mais provável para o fenómeno, mas destacaram que são necessários mais dados para compreender o intrigante fenómeno.

O fenómeno, catalogado como AT2021lwx, não foi o mais luminoso já observado, salienta a agência AFP.

Este recorde, escreve o zap.aeiou.pt, pertence a uma explosão de raios gama (a explosão eletromagnética de uma supernova) baptizado como GRB 221009A, detectado em Outubro de 2022, e que foi na altura classificada como “a mais brilhante de todos os tempos“.

A explosão agora revelada, designada de AT2021lwx, aconteceu há três anos, e a sua descoberta anunciada num artigo publicado o mês passado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Segundo os autores do artigo, é a maior explosão cósmica de sempre por ter libertado muito mais energia do que uma explosão de raios gama.

“Foi uma descoberta acidental”, disse à AFP o autor principal do estudo, Philip Wiseman, astrofísico da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A explosão havia sido detectada em 2020 pelo observatório americano Zwicky Transient Facility da Califórnia, mas o fenómeno “ficou gravado no banco de dados” do observatório, explica Wiseman, antes que os cientistas o pudessem analisar, um ano mais tarde.

“Foi a observação directa do fenómeno que revelou sua real dimensão. A análise da luz recebida permitiu-nos calcular que demorou 8 mil milhões de anos a chegar ao telescópio”.

Um verdadeiro enigma

Os astrónomos estiveram inicialmente a tentar determinar a origem do fenómeno, que poderia tratar-se de uma supernova – a explosão de uma estrela massiva no fim do seu ciclo de vida.

Mas no fenómeno agora observado, a luminosidade era dez vezes maior do que a que ocorre na explosão de uma supernova.

Outra possibilidade aventada é que poderia ter-se tratado do que se chama um “efeito de maré“, em que uma estrela é dilacerada pela força de atracção de um buraco negro do qual se aproximou demasiado – mas a AT2021lwx era três vezes mais luminosa do que um desses eventos. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1120 de 17 de Maio de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 mai 2023 8:43

Editado porEdisângela Tavares  em  21 mai 2023 8:43

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.