​Prémio Nobel de Física 2023 vai para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier

PorExpresso das Ilhas,3 out 2023 10:35

O Prémio Nobel da Física 2023 foi atribuído Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier pelo desenvolvimento de “métodos experimentais que geraram pulsos de luz em attosegundos para o estudo da dinâmica dos electrões na matéria”, anunciou esta terça-feira a Academia Real das Ciências Sueca, em Estocolmo (Suécia).

Segundo o site observador.pt, os métodos que desenvolveram permitem ver os movimentos dos eléctrões, que são incrivelmente rápidos.

Para melhor entender, os electrões movem-se e trocam energia de uma forma tão rápida que nenhuma tecnologia conseguia captar esses processos. O que estes cientistas conseguiram foi criar uma “armadilha” rápida o suficiente para registar o que acontece em poucas dezenas de attosegundos. [Um attosegundo é 0,000000000000000001 segundos ou 10-18 segundos.]

“Um attosegundo é tão curto que há tantos attosegundos num segundo quantos os segundos que passaram desde a origem do universo”, lê-se no comunicado de imprensa da Academia Real das Ciências Sueca.

Para se registar uma fotografia é preciso, antes de mais, haver luz ambiente suficiente ou usarmos um flash para criarmos esse ambiente de luz. Quanto mais rápido o movimento, mais rápido terá de ser o obturador (mas mesmo assim captar a luz suficiente para criar a imagem). O que os laureados conseguiram foi criar um flash indescritivelmente rápido e curto que permitisse ‘fotografar’ os electrões.

Este prémio distingue investigação fundamental, que ainda não tem uma aplicação corrente. “Não é algo que se possa comprar no supermercado”, disse o físico Carlos Fiolhais à CNN. O comunicador de ciência destacou, no entanto, que esta tecnologia permite conhecer melhor os electrões e aquilo que fazem: “Vamos conseguir ver as reacções químicas a acontecer”. As reacções químicas resultam na troca de energia entre átomos e moléculas, na passagem de electrões de um átomo para o outro (ou na entrada e saída de electrões), que podem ser vistas mesmo que aconteçam em attosegundos.

Carlos Fiolhais destacou também o facto de entre os laureados estar uma cientista, apenas a quinta a ser galadoarda com um Nobel da Física apesar de o trabalho das mulheres na ciência ser cada vez mais relevante.

Anne L’Huillier fez a sua descoberta em 1987, apenas um ano depois de ter completado o doutoramento. Curiosamente, como lembrou Fiolhais, o doutoramento foi feito na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris (França), e Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel (1903), a primeira a receber um Nobel da Física (1903), a única mulher que ganhou dois prémios Nobel e a única de todos os laureados que recebeu prémios em duas disciplinas científicas distintas (Física em 1903 e Química em 1911).

O prémio tem um valor monetário de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 950 mil euros) e será partilhado em partes iguais pelos três laureados: Pierre Agostini, professor na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos; Ferenc Krausz, diretor do Instituto Max Planck de Óptica Quântica e professor na Universidade Ludwig Maximilians de Munique, na Alemanha; e Anne L’Huillier, professora na Universidade de Lund, na Suécia.

A descoberta de Anne L’Huillier remonta já a 1987. Na altura, a cientista verificou que eram emitidos diferentes tons de luz quando fazia incidir um feixe de laser sobre um gás nobre — nome dado aos gases incolores, inodoros, insípidos e não inflamáveis em condições padrão. Vários anos depois, já em 2001, Pierre Agostini e Ferenc Krausz, a trabalharem de forma independente e experiências distintas, demonstraram que o efeito descoberto por Anne L’Huillier podia ser usado para criar pulsos de luz (‘flashes’) mais curtos do que até então tinha sido possível.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 out 2023 10:35

Editado porAndre Amaral  em  3 out 2023 10:35

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.