Conheça vencedores dos Prémios científicos da Edição 2023

PorSheilla Ribeiro,13 nov 2023 12:04

José Joaquim Santos, Anyse Pereira, Hélio Rocha, Ava Cardoso e Nelmer Gonçalves são os vencedores dos prémios científicos, edição de 2023, conforme avançou hoje o Governo.

Segundo o comunicado do Governo, o prémio Cabo Verde Global Scientific Prize foi concedido a José Joaquim Santos, pelo projecto "Simulação, Análise e Avaliação Termoeconómica de Sistemas Térmicos", realizado no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

O projecto, coordenado por Santos, focou-se em sistemas térmicos de energia, resultando em mais de uma centena de publicações técnicas e científicas. José Joaquim Santos é doutorado em Engenharia Mecânica com uma vasta experiência em projectos de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas.

Já o prémio Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS) ex-aequo foi atribuído a Hélio Rocha, administrador do Instituto Nacional de Saúde Pública, reconhecido pela sua tese em Doenças Tropicais e Saúde Global, enquanto Anyse Pereira, Senior Climate Change Strategy Officer na Mercy Corps, recebeu o prémio pela sua pesquisa sobre a flora de Cabo Verde e os seus benefícios em face das mudanças climáticas.

Por outro lado, o prémio Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT foi concedido a Ava Cardoso pela sua tese de mestrado, "Enapor’s logistics of small packages delivery: Evaluation of Porto Grande’s Warehousing system".

Conforme a mesma fonte, Ava Cardoso, engenheira de redes IP na CVTelecom, analisou o sistema de entrega de pequenas encomendas na Enapor do Porto Grande, destacando a sua contribuição para a área de logística.

O Prémio de Ficção Científica João Vário para Jovens Pré universitários foi atribuído a Nelmer Gonçalves pelo seu texto intitulado "Distantes".

A narrativa ficcional aborda uma crise ambiental em 2024, explorando os impactos da exploração desenfreada dos recursos naturais, guerras e consumismo desenfreado.

Cada prémio tem um valor global de 1.500 contos, distribuído entre propriedade intelectual, promoção e divulgação do projecto em Cabo Verde, e internacionalização do trabalho premiado.

O Prémio de Ficção Científica João Vário para Jovens Pré-universitários é de 50.000$00.

Segundo o Executivo, a avaliação dos projectos baseou-se na originalidade do trabalho (30%), relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social (30%), e qualidade geral (40%).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,13 nov 2023 12:04

Editado porSheilla Ribeiro  em  14 nov 2023 14:18

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.