Misteriosa rocha em órbita da Terra há 100 anos pode ser um pedaço da Lua

PorExpresso das Ilhas,13 nov 2023 7:54

Uma rocha misteriosa, denominada Kamo oalewa, está há quase um século numa órbita estável à volta da Terra.

Investigadores da Universidade do Arizona apresentaram agora evidências que sugerem que esta rocha é um fragmento da Lua, provavelmente criado por um impacto de meteorito há milhões de anos.

A descoberta, publicada esta semana na Communications Earth & Environment e divulgada pelo site aeiou.pt, pode alterar a nossa compreensão sobre as rochas espaciais que representam uma ameaça à Terra e ajudar a encontrar novas formas de proteger o planeta contra futuras colisões.

A rocha tem entre 36,5 e 91,5 metros de largura e possui uma órbita única. Embora tecnicamente orbite o Sol, também espirala à volta da Terra, o que faz de Kamo oalewa um “quasi-satélite” – um tipo raro de objecto celeste. Segundo um estudo publicado em 2021 na Communications Earth & Environment, que usou simulações de computador avançadas para analisar as órbitas e propriedades dos corpos celestes no sistema solar, a composição da rocha é surpreendentemente semelhante à da Lua.

As descobertas têm implicações para a forma como monitorizamos e entendemos objectos próximos da Terra. Até agora, os cientistas consideravam como ameaças potenciais principalmente rochas originárias do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter ou do cinturão de Kuiper no sistema solar exterior.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1145 de 8 de Novembro de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 nov 2023 7:54

Editado porAndre Amaral  em  17 jan 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.