Textos perdidos do "Grande Geómetra" sobreviveram em manuscrito árabe

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 fev 2025 8:49

Uma nova publicação da Leiden University Press, revela os dois livros perdidos Apolónio, que sobreviveram num antigo manuscrito árabe na Biblioteca da Universidade de Leiden, nos Países Baixos. Apolónio, um dos maiores matemáticos da Grécia, é famoso pelo seu livro "As Cónicas de Apolónio", no qual introduziu os termos hipérbole, elipse e parábola.

Os dois livros perdidos de Apolónio, o matemático grego conhecido no mundo antigo como "O Grande Geómetra", sobreviveram num antigo manuscrito árabe na Biblioteca da Universidade de Leiden, nos Países Baixos. A revelação foi feita num novo volume de 50 capítulos intitulado "Profetas, Poetas e Estudiosos" e recentemente publicado pela Leiden University Press, noticiou na segunda-feira a agência Europa Press.

Acredita-se que Apolónio (262 a.C.-190 a.C.) foi um dos maiores matemáticos da Grécia e, segundo o novo volume, "As Cónicas de Apolónio" foi uma das obras mais profundas da matemática grega antiga, no qual Apolónio introduziu os termos hipérbole, elipse e parábola. A obra de Apolónio é constituída por oito livros, mas apenas os quatro primeiros estavam disponíveis para os estudiosos europeus durante o Renascimento. Os livros perdidos (5 e 7) foram levados para a Universidade de Leiden pelo famoso orientalista e matemático neerlandês Jacob Golius, que os comprou para a universidade como parte de uma colecção de quase 200 manuscritos durante as suas várias viagens ao Médio Oriente.

Os 50 capítulos da nova publicação da Leiden University Press cobrem a história das relações dos Países Baixos com o Oriente, particularmente o Médio Oriente e o Norte de África, e destacam que os primeiros encontros com manuscritos árabes ocorreram no início do século XVII. Nesse mesmo século, Thomas Erpenius foi o primeiro neerlandês a alcançar destaque nos estudos orientais.

"Concentrou-se em edições de textos árabes, manuais de estudantes e, mais importante, numa gramática árabe que continuaria a ser utilizada como obra de referência durante mais de dois séculos", sublinharam os editores do volume no capítulo introdutório.

Mas o primeiro neerlandês "a pisar o Médio Oriente ou o Norte de África foi Jacobus Golius (1596-1667). Durante as suas viagens, comprou mais de 200 manuscritos do Médio Oriente para a Universidade de Leiden", referem os editores. Foram os manuscritos que Golius comprou para as bibliotecas da Universidade de Leiden que atraíram a atenção de vários académicos que contribuíram para o volume. Por exemplo, um capítulo centra-se num manuscrito árabe do século XI que é uma tradução de obras matemáticas perdidas atribuídas a Apolónio.

Entretanto, o ensaio centra-se noutros quatro manuscritos árabes adquiridos por Golius para apresentar alguns aspectos das tradições científicas predominantes no auge da civilização árabe e muçulmana. "A tradução árabe de Apolónio é fascinante", frisou o matemático e historiador da ciência neerlandês Jan Pieter Hogendijk, numa entrevista por e-mail, acrescentando que, para além da sua ciência exacta, está adornada com imagens coloridas e escrita com uma hábil caligrafia árabe.

O volume, segundo os editores, "serve de introdução a mais de 50 contribuições de académicos e bibliotecários que estão intimamente familiarizados com vários aspectos das colecções (das Bibliotecas da Universidade de Leiden), tanto antigas como modernas". Está ainda ricamente ilustrado com mapas antigos, imagens e excertos de manuscritos árabes, turcos e persas. Para além de relatos e análises das tradições científicas predominantes entre árabes e muçulmanos na Idade Média, o volume reconta alguns contos fantásticos da literatura de viagens árabe, que ainda actualmente cativam a mente.

Nos seus estudos e análises, os cientistas descobriram que os autores acrescentavam frequentemente um toque de entretenimento misturado com fantasia às suas histórias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 fev 2025 8:49

Editado porAndre Amaral  em  21 fev 2025 8:49

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.