iiB adere ao Pacto Global das Nações Unidas

PorExpresso das Ilhas,10 out 2023 9:15

O International Investment Bank S.A. (iibCV) anunciou, esta segunda-feira, a sua adesão à iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma de liderança voluntária para o desenvolvimento, implementação e divulgação de práticas empresariais responsáveis.

“Com este anúncio, o iibCV orgulha-se de se juntar a milhares de outras empresas globalmente comprometidas em tomar medidas empresariais responsáveis para criar o mundo que todos queremos. O Pacto Global da ONU é um apelo às empresas de todo o mundo para que alinhem as suas operações e estratégias com dez princípios universalmente aceites nas áreas dos direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção, e para que tomem medidas em apoio dos objetivos e questões da ONU incorporados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, escreveu o iibCV num comunicado.

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 15.000 empresas e 3.800 signatários não empre- sariais baseados em mais de 160 países e mais de 69 Redes Locais.

"Em linha com o nosso compromisso com estes princípios, o iibCV orgulha-se do seu compromisso para com a valorização continua das suas pessoas, reconhecendo que o capital humano é a base fundamental de diferenciação e sustentabilidade", observou Francisco Ferreira CEO do iibCV.

A mesma fonte refere que este passo importante trará clareza e orientação estratégica para a atuação ESG, além de gerar valor partilhado e assertividade na agenda de governança, ambiente e responsabilidade social.

O international investment bank, S.A. (”iibCV”) iniciou a sua actividade no mercado cabo-verdiano em Julho de 2010, enquanto subsidiária financeira integralmente detida pelo Novo Banco, Portugal.

Em 11 de Julho de 2018, no âmbito da sua estratégia de aquisições, o iibGroup Holding WLL (”iibG”) adquiriu 90% do capital do BICV, mantendo-se o Novo Banco como accionista de referência sobre o restante capital.

Em 2020, reformulou a sua estrutura e introduziu o programa "6 meses / 6 causas" em que os colaboradores tiveram a oportunidade de selecionar e apoiar iniciativas sociais importantes para a comunidade.

No ano seguinte, em 2021, formalizou a sua Política de Responsabilidade Social, com a realização de acções como campanhas de doação de sangue, concessão de bolsas de mérito para estudantes e programas de estágio em parceria com a UNICV.

Além disso, obtive a certificação "Great Place to Work" e assumiu um compromisso formal com a valorização do seu Capital Humano

Em 2023, entre várias outras acções, o iibCV emitiu a primeira "Obrigação Azul" chamada "iib Marine and Ocean-based Blue Bond", com participação do PNUD e o Joint Fund.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 out 2023 9:15

Editado porAndre Amaral  em  10 out 2023 11:24