A Tecnicil Indústria integra o projeto Internacional TecnoMac que "tem como objetivo central o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a deteção de agentes patogénicos e outros riscos alimentares, promovendo a segurança alimentar e a saúde pública na região da Macaronésia e em países parceiros", lê-se no comunicado da empresa.
O projecto "é uma colaboração entre três regiões únicas (as Ilhas Canárias, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) unidas por um objetivo comum: explorar soluções científicas e sociais que beneficiem tanto o ambiente como as comunidades locais".
Segundo o site do projecto "através de três vertentes principais, trabalhamos para proteger a biodiversidade marinha, promover práticas sustentáveis e reforçar o desenvolvimento socioeconómico das regiões participantes".
Este projeto internacional procura promover um equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a conservação do ambiente através da melhoria das capacidades de investigação, inovação e transferência de tecnologia entre institutos de investigação e empresas em marcadores de qualidade e segurança para os sectores agroalimentar, da saúde e do turismo na Macaronésia.
Como parte do projecto, a Tecnicil Indústria está a implementar novas metodologias de análise em sua Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que incluem análise de ovos de nemátodos e deteção da presença de Legionela na água residual tratada. Essas inovações visam assegurar o cumprimento da legislação de águas para rega e alinhar-se ao objetivo estratégico de reutilizar a água tratada, promovendo um ciclo mais sustentável e eficiente.