As 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde serão conhecidas no dia 20 de Dezembro numa Gala que será realizada na cidade da Praia. As votações serão feitas de 1 a 10 de Dezembro, online, através do site das 7 Maravilhas Naturais ou por SMS.
Já foram concluídas as escolhas das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde em todos os concelhos ou ilhas, de acordo com um conjunto de categorias, definidas no regulamento.
O projecto 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde é da autoria da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e Pobreza (RPALCDP), e visa promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde.
A Presidente da Rede Parlamentar para Ambiente da Luta para desertificação, Eunice Silva afirmou que o projecto 7 maravilhas visa preservar os patrimónios naturais e territoriais existentes em Cabo Verde.
A organização sugere ainda que a sociedade descubra o país, conhecendo melhor o território e paisagens naturais existentes nas ilhas, além de propor às câmaras e ao governo o devido enquadramento dos bens naturais existentes no território.
As 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde terão leis específicas de salvaguarda de espaços e monumentos naturais de interesse nacional.
Um catálogo nacional que caracteriza e ilustra os espaços, sítios e monumentos naturais de cada município e de Cabo Verde com informações relativas aos sítios, monumentos e paisagens naturais de interesse ambiental, turístico, paisagístico, cultural e cientifico deve ser uma das primeiras acções práticas desta iniciativa.
7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde
As 7 Maravilhas Naturais da ilha Brava: Monte Vigia, Poça Preta, Ilhéus Seco/Rombo, Porto Natural de Ancião e Monte Fontainhas.
As 7 Maravilhas da ilha de Santiago são: Monte Pico de Antónia (S. Lourenço dos Órgãos), Monte N’guli Lança (S. Salvador do Mundo) Grutas de Ribeirão de Cal (S. Domingos), Baía do Tarrafal (Tarrafal) que venceu em duas categorias – como a melhor baía e a melhor praia da ilha -, Fósseis Dunares de Móia-Móia (S. Domingos) e Parque natural de Serra Malagueta (Santa Catarina, S. Miguel e Tarrafal).
Na ilha do Sal: Serra Negra, Morrinho de Açúcar- Buracona, Salinas de Pedra de Lume, Praia de Santa Maria, Ponta Preta, Baía de Murdeira e Rabo de Junco.
As 7 Maravilhas Naturais da ilha do Maio: Monte Penoso - Salinas do Porto Inglês, Dunas de Morrinho, Praia de Beach Rotcha/ Bixirotcha, Perímetro Florestal de Terras Salgadas.
As 7 maravilhas Naturais da ilha da Boavista: Monte de Santo António, Rocha de Estância, Buracona, Baía de Sal-rei, Praia de Santa Mónica, Deserto de Viana e Reserva Natural de Tartaruga.
Do Fogo: Serra/Bordeira, Vulcão do Fogo, Muro Djeu, Salina, Praia de Nossa Senhora da Encarnação/Fonte Bila e Praia Grande.
Santo Antão escolhe como maravilhas Naturais: Tope de Coroa Porto Novo, Cratera Vulcânica de Lagoas/ Espadaná Ribeira Grande, Grutas de Esmarcelas Porto Novo, Orla marítima Cruzinha, Ribeira Grande, Praia de Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Paleodunas ou – dunas consolidadas de Cruzinha Ribeira Grande e Planalto Norte da Cova.
Da ilha de São Nicolau: Montanhas do Vale da Ribeira Prata e Fragata, Monte Cintinha, Carbeirinho, Baía de São Jorge, Baixo Rocha e Parque Natural Monte Gordo.
Na ilha de São Vicente foram escolhidas as seguintes 7 Maravilhas Naturais: Monte Cara, Vulcão de Viana, Ilhéu dos Pássaros, Baía do Mindelo, Praias Costeiras do Norte de Baia, Dunas de Salamansa e Monte Verde. DM