Aliás, mais concretamente, a Food Standards Agency (FSA) do Reino Unido, dizia que armazenar batatas cruas em temperaturas baixas, como as do frigorífico, leva à formação de açúcares nas batatas, que se transformam num produto químico, chamado acrilamida ao fritar ou assar as batatas, e que está associado a um risco maior de cancro.
No entanto, os especialistas da agência reverteram, recentemente, o conselho anterior, afirmando que guardar as batatas no frigorífico não só é bom, como também deve ser encorajado. Já que assim se impede que brotem o que permite usá-las durante mais tempo.
O novo conselho, revelado no site da agência, e citado na revista Delish, menciona uma nova investigação, onde se "mostrou que o armazenamento doméstico de batatas no frigorífico não aumenta significativamente o potencial de formação de acrilamida quando comparado ao armazenamento num local fresco e escuro".
Por isso, agora, o recomendado é guardar as batatas no frigorífico ou num local escuro e fresco, evitando o desperdício.