Recomendação para ouvir: Viagem de Vasco Martins, pela Orquestra Clássica do Centro

PorExpresso das Ilhas,10 jul 2016 6:00

A Morna foi (e será) desde o seu aparecimento, fonte de inspiração de vários compositores.

Vasco Martins inspira-se neste género musical para compor os temas do seu último trabalho – “Viagens no imaginário da Morna”.

Numa altura em que a Morna prepara a candidatura à classificação como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, nada poderia ser mais propício, que o aparecer desta obra, que quase celebra tal acontecimento.

Ao longo dos temas propostos, Martins faz presente, o que para ele são as várias influências da Morna, nomeadamente o Fado, ou a Modinha Luso-Brasileira.

Mergulhemos então nos esquiços destas sonoridades e …sigamos viagem, conforme propõe Vasco:

Começamos no “Canto das ilhas”. Seguindo, ao passar por “4 notas na cidade”, ouvimos sonoridades conhecidas. Martins baseia-se no refrão sanvicentino das vendedeiras de peixe:    “ oli cavala fresk” que de forma subtilmente mágica, transporta-o para a Morna…ou para a obra sinfónica baseada na Morna…conforme quisermos.

Continuando, um título interessante - “Como uma moeda de prata”. Esta composição é dedicada a António Aurélio Gonçalves, que finaliza fazendo referência à Mazurca, ritmo querido de Nhô Roque. Para além da belíssima estória do título do tema (autoria do escritor), musicalmente é de uma beleza estonteante.

Antes de chegarmos às “ Noites Magicas”, inspirada em “Noite de Mindelo” de B.Leza, ouvimos ao longe a guitarra portuguesa de Ricardo Silva fazendo-nos lembrar “Um deserto ao Sul”.

A viagem acaba com o tema”Airoso”, onde sentimos a presença subtil de um hino. Segundo o autor, é uma  homenagem a Eugénio Tavares, que compôs alguns.

Conduzida pela Orquestra Clássica do Centro sob a batuta do Maestro José Eduardo Gomes, a viagem recomenda-se.

Conforme referiu Vasco Martins:     “o meu testemunho como compositor à grandeza da Morna, a nível artístico, humano ou espiritual”. Partilha pura!

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 762 de 06 de Julho de 2016.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 jul 2016 6:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.