Todos sabemos que o álcool é bastante tóxico e, por isso, a hidratação é fundamental... mas com água ou sumos de fruta (chás também são aceitáveis). O estômago não está para brincadeiras, pelo que frutas, legumes e fibras dão uma ajuda na limpeza da confusão que vai aí dentro. Vamos lá a isto, então.
Hidratação
O álcool acelera o processo de desidratação, uma vez que aumenta o suor e a vontade de fazer urinar. A dor de cabeça é um primeiros sintomas da falta de água no organismo. Beba bastante água.
Frutas e Verduras
Consuma alimentos de fácil digestão. Prioridade a frutas, vegetais e alimentos pobres em gordura. Banana, kiwi e espinafres são excelentes opções (sim, espinafres). O seu fígado também vai adorar tomate (e hoje nós fazemos tudo pelo nossa fígado, não é?).
Esqueça o café
É mito. Verdade, verdadinha, o café não ajuda a melhorar a dor de cabeça. Aliás, bem vistas as coisas, ele pode até piorá-la, porque acelera a eliminação de líquidos no corpo, deixando-o desidratado.
Pão, sim
Inclua no menu do dia carboidratos, tipo pão e bolachas de água e sal. Assim, vai conseguir diminuir a acidez que o álcool provoca no estomago.
Um chazinho
Os chás ajudam a combater os sintomas da ressaca, além de hidratarem. O chá de gengibre com hortelã (coragem!), é uma excelente escolha, uma vez que pode reduzir as náuseas. O gengibre actua como anti-inflamatório e a hortelã alivia a dor de estômago.
Fibras
A fibras ajudam no funcionamento do sistema digestivo, que acordou desregulado (digamos assim). A aveia e outros cereais integrais são a salvação.
E porque não queremos que lhe falte nada, veja se tem aí à mão estes ingredientes:
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 beterraba descascada e picada
1/2 cenoura picada
Sumo de 1 limão
1 dente de alho
200 ml de água ou água de coco
2 cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador. Se quiser, pode adoçar com mel.
Finalmente, uma última dica: se está a preparar nova saidinha básica para hoje à noite, saiba que não se deve ingerir álcool de barriga vazia, que é bom ter uma garrafa de água sempre à mãe e, vamos lá, nada de misturar bebidas.