Bonecas tipo Barbie ou Bratz fazem as delícias de muitos milhares de meninas por todo o mundo. São, porém, bonecas com corpos bastante distantes dos padrões normais, com uma aparência altamente “produzida” e representam mulheres muito maquilhadas, num modelo que pouco ou nada tem a ver com a aparência infantil das meninas (e meninos) que com elas brincam.
Quando Sonia Singh, uma mãe da Tasmânia que ficou desempregada, decidiu reabilitar e transformar as bonecas Bratz que encontrava em lojas em segunda mão. Durante esse processo, Sonia retira a maquilhagem das bonecas e volta a pintá-las com uma aparência mais natural e inocente. As roupas são trocadas por outras tricotadas pela sua mãe, dando também um look mais casual.
Como ela própria diz: “Essas bonecas de moda tiveram uma mudança de estilo de vida, trocando seus hábitos altamente produzidos de alta costura pelo estilo terra-a-terra”.
Quando se meteu neste projecto, em 2014, por gosto e para a sua filha, não imaginava o sucesso que as suas criações iriam ter. Incitada pelo companheiro, fotografou as suas bonecas e postou as imagens, que em breve se tornaram virais.
“No espaço de dias, comecei a receber jornalistas de todo o mundo que queriam falar e milhares de mensagens de pessoas que desejam as minhas bonecas. Parece que [este projecto] desencadeou uma conversa global sobre a adequação e o estilo de alguns brinquedos infantis”, comenta na sua página.
Desde então, Sonia tem recebido encomendas de todo o mundo, mas como é as Tree Change Dolls são um trabalho artesanal, as quantidades para venda são limitadas.
Veja aqui algumas Tree Change Dolls: