“I am Africa”. Estudantes africanos nos EUA celebram a sua cultura

PorExpresso das Ilhas,20 fev 2018 12:41

Dança africana na UConn
Dança africana na UConn(UCONN)

Nos Estados Unidos da América (EUA), Fevereiro é o “Mês da História Negra”, efeméride que celebra a história e cultura dos povos de raça negra. Estudantes africanos da Universidade do Connecticut , entre os quais cabo-verdianos, realizaram este domingo um evento para comemorar a sua origem.

O espectáculo criado pela Associação de Estudantes Africanos, ao qual deram o nome “I am Africa” (Eu sou África), tinha o propósito de apresentar, promover e partilhar com toda a comunidade académica a cultura de cada um dos países integrantes.

O fim-de-semana foi assim de muita festa, com música, performances, desfiles de moda e de panos africanos e também demostração das bandeiras de cada país.

O desfile de moda foi particularmente concorrido, com criações de marcas de design africano como Heritage Links, Mizizi, So Cakes ou Obioma a prender a atenção do público ao apostar em tecidos e padrões africanos.

Mês da História Negra
Mês da História Negra

As diferentes danças africanas também interessaram à plateia heterogénea que identificava a origem de cada dança à medida que um ecrã ao fundo do palco mostrava um mapa de África onde se ia desenhando uma linha para cada país ao qual calhava a vez, casos da Nigéria, Gana, Cabo Verde, Uganda, Moçambique e Madagáscar.

O “Mês da História Negra” é assinalado nos EUA em Fevereiro e destacam-se nessa ocasião personagens afro-americanos de relevo e o seu contributo para a história do país. Esta efeméride é também assinalada em países como o Brasil, Canadá e Inglaterra mas em meses diferentes. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 fev 2018 12:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 fev 2018 12:41

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.