Existe argila branca, preta, verde, vermelha e amarela. A diversidade de cores está relacionada à sua composição, aos minerais nela contidos, por isso no uso para a pele cada cor tem a sua função. E alguns dos tipos podem ser também usados para tratamentos capilares e até ingeridos.
Argila Branca – clareia a pele, tem efeito cicatrizante e adstringente. É amplamente indicada para quem tem pele sensível. Ela também estimula a produção de colágeno e elastina, e com isso suaviza as rugas e linhas de expressão. Como tem propriedade cicatrizante é indicada até para queimaduras leves.Para os cabelos, fortalece os fios danificados e tratados quimicamente. Proporciona brilho e maciez aos cabelos.
Argila Preta – tem acção anti-inflamatória, descongestionante, cicatrizante e anti-séptica. Activa a circulação sanguínea. Auxilia no clareamento de manchas, flacidez e linhas de expressão.
Argila Verde – uma das mais conhecidas, é ideal para tratamento de acnes e espinhas, oleosidade da pele, estrias. Tonificando e estimulando. Nos cabelos combate a oleosidade capilar, capas e seborreia, limpando profundamente e desintoxicando o couro cabeludo, além de desobstruir os poros e acelerar o crescimento de novos fios. Serve também para processos inflamatórios , dores articulares, inchaços pois melhora circulação sanguínea. E para problemas respiratórios é ideal para expectorar secreções.
Argila Vermelha – é estimulante de articulações e músculos enrijecidos, e da circulação sanguínea. Pode ser usada em casos de ferimentos leves, lesões e escamações da pele. Oxigena as células e desintoxica, podendo ser usada na drenagem linfática.
Argila Amarela – Elimina resíduos, previne o envelhecimento precoce, revitaliza e auxilia na remoção de manchas solares. Tem indicação também para dores reumáticas, artrite, tendinite, pancadas e entorses.