Lipsticky. Micro-empresa criada por mulheres, desde o início a Lipsticky, com sede na cidade da Praia, apostou nas t-shirts como um dos seus produtos. Primeiro foram as que promoviam o logo da marca, depois vieram as “Kriola” e “Afro Diva” e por estes dias está a fazer sucesso a “#Feminista”. Criada em parceria com a plataforma Womenise.It, mal foi exibida nas redes sociais gerou uma onda de interesse, principalmente junto das mulheres. Há também para homens.
Kriol e Basta. Criada no ano passado em São Vicente por uma dupla de amigos (um cubano e um angolano, agora mindelenses), esta marca prima pela originalidade de tirar proveito das expressões típicas do crioulo da ilha. Alia um design colorido e moderno ao humor de frases e expressões como “Ôi Viv na Melon”, “Mininha de Soncent”, “Suav na Nav”, entre outras. Sucesso instantâneo.
Sigui Sabura. Sigui Sabura é uma empresa dedicada a eventos de entretenimento: festas de vários tipos e dimensões, onde se destacam aquelas com o selo “I Love” (I <3 Cabo Verde, Santo Antão, Mindelo, Praia, São Filipe, etc). Assim surgiu a ideia de investir no merchandesing e criar as t-shirts com a marca que acabaram por se tornar quase que uniforme obrigatório paras festas “I Love”. Entretanto, porque o conceito I <3 é universal logo surgiram outros a apostar na frase/logo para festas e camisolas.
Dope Mates. Criada em finais de 2016 por jovens santiaguenses a residir em Portugal, a Dope Mates é uma marca de roupa. As t-shirts, os polos e bonés com o logo da marca foram as primeiras criações. Com a boa receptividade que têm tido, principalmente junto de um público muito jovem, alargaram a produção que também já inclui swimwear. A edição especial que fizeram para celebrar o Dia de África, em Maio passado, faz prever novos lançamentos.
Lion Tribe. Também sedeada em São Vicente, a marca Lion Tribe investe forte no design com preferência para as prints tribais. Aproveitando o Dia de África e o sucesso do filme Black Panther, em Maio último lançou duas novas t-shirts: Afrika e Wakanda.