Cerveja artesanal nacional deverá chegar ao mercado no final do ano

PorChissana Magalhães,14 ago 2018 7:00

Logomarca da Primius
Logomarca da Primius(divulgação)

Já tem nome e deverá começar a ser comercializada ainda em Novembro ou Dezembro deste ano. Se tudo correr conforme o planeado, Pr!m!us deverá ser a primeira marca de cerveja artesanal vendida em Cabo Verde e, simultaneamente, o primeiro BrewPub.

Iniciativa de um pequeno grupo de amigos empreendedores, o projecto para a criação de uma marca de cerveja artesanal made in Cabo Verde concorreu a financiamento através da Pro Empresa, instituto de apoio e promoção empresarial, e o seu plano de negócios foi seleccionado, estando agora a aguardar a disponibilização da verba pela instituição bancária.

Com o nome Pr!m!us, a cerveja artesanal vai iniciar a produção dos primeiros lotes por estes dias, para testes que deverão realizar-se em Setembro.

“Já temos o equipamento e os ingredientes, e nos próximos dias vamos começar a produção de um lote de vinte litros que deverá ficar pronto em Setembro, altura em que convidaremos alguns amigos e apreciadores de cerveja para a degustação”, diz Alfredo Pereira, um dos sócios proprietários da marca.

O projecto global é de produzir pelo menos três tipos diferentes de cerveja artesanal e comercializá-la no próprio espaço de produção. Ou seja, Pr!m!us será também um brewpub: bares que produzem a própria cerveja e só as vendem no local.

“Queremos um espaço diferenciado e fora do centro da cidade. Iremos ter um cardápio de pratos gourmet também, mas apenas uma meia dúzia de pratos e tapas, próprios para serem acompanhados por cerveja”, avança Pereira.

O empreendedor explica que a ideia é que a cerveja seja comercializada apenas nesse espaço, na cidade da Praia, onde será produzida e vendida a pressão. O engarrafamento, numa primeira fase, só será feito mediante pequenas encomendas de clientes. Conforme a reacção do mercado, consideram abrir brewpubs em outras ilhas.

O primeiro kit de produção artesanal da marca Pr!m!us
O primeiro kit de produção artesanal da marca Pr!m!us" style="width: 521px;

Para além de produzir a sua própria cerveja artesanal, o brewpub Pr!m!us quer ser um espaço que proporcione aos amantes da cerveja “o que de melhor se produz na cervejaria artesanal a nível internacional. Associar o tradicional de uma cervejaria artesanal, com o requinte e a qualidade da restauração moderna”.

Nesses espaços, cuja clientela pretendem “diversificada - quer no género, quer na faixa etária - dando preponderância a apreciadores da boa cerveja”, irão promover workshops de degustação e apreciação de cerveja, tudo embalado em boa música ao vivo.


Diferença entre cerveja artesanal e industrial

Basicamente, a diferença entre cervejas industrializadas e artesanais passa pelo facto de as primeiras serem produzidas em grandes quantidades a fim de serem comercializadas em larga escala. Assim, as cervejas de produção industrial passam por processos diferentes dos de produção artesanal, como a filtração e a pasteurização, para além do facto de, geralmente, utilizarem somente 60% de malte de cevada e os restantes 40% serem cereais não maltados ou carbo-hidratos, como milho e arroz.

As cervejas artesanais seguem uma receita diferente onde o malte é, normalmente, um ingrediente usado a 100% e, como forma de garantir um sabor autêntico e grande qualidade, dispensa-se o uso de antioxidantes, corantes e estabilizantes. Assim, as cervejas artesanais são produzidas em menor quantidade, mais demoradamente e com maior controlo por parte dos produtores.

A produção de cerveja artesanal tornou-se há alguns anos numa moda e num negócio lucrativo, e que inclusive tem estimulado o auto-emprego e a criação de empregos. Nos EUA, em quase 2000 microcervejeiras, cerca de 1000 são brewpubs, tendo sido um mercado pioneiro e que levou cerca de 20 anos a criar a cultura da cerveja artesanal. No Brasil, o mercado das microcervejeiras cresceu 39,6% em 2016 e tem movimentado novos negócios, eventos e até cursos. Também a Portugal a moda das craft bear chegou e, embora seja ainda um nicho, cresce cada vez mais o número de apreciadores das cervejas especiais o que levou a que grandes marcas industriais como a SuperBock e a Sagres criassem as suas próprias marcas artesanais.

Há uma semana, o jornal A Nação noticiou a história do jovem Kevan Gonçalves, engenheiro químico e biólogo de Assomada, que começou recentemente o fabrico caseiro de cerveja, tendo já produzido dois lotes de vinte litros. Entretanto, a cerveja de Kevan Gonçalves – provavelmente a primeira cerveja artesanal produzida no país - não tem ainda uma marca e o próprio diz que não pensa ainda comercializar.

Assim, não sendo possível apresentar Pr!m!uscomo a primeira cerveja artesanal produzida em Cabo Verde, pode ainda vir a ser a primeira a ser comercializada e o primeiro brewpub do país.

“Estamos optimistas”, declara Alfredo Pereira. “A cerveja artesanal nunca deu errado em lugar nenhum e estamos confiantes que vai dar certo”.

A ideia, conforme refere o empreendedor, é produzir na fase inicial de comercialização dois ou três rótulos diferentes - ou seja, tipos de cerveja - num total de cerca de três mil litros por mês mas, com capacidade de chegar aos cinco mil litros. Cada lote leva normalmente entre 22 a 30 dias a fermentar, podendo alguns tipos chegar aos 45 dias.

“A nossa cerveja volta às origens e utiliza os quatros componentes básicos para uma boa cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Sem açúcares de fontes extras, para dar origem a cervejas com sabores únicos e marcantes”, descrevem os promotores desta iniciativa na página de Facebook já criada para divulgar marca. 

A plataforma está também a ser utilizada para educar o público, passar conhecimentos sobre a cerveja artesanal e o seu processo de fabrico. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,14 ago 2018 7:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 mai 2019 23:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.