Celebra-se hoje o Dia Mundial da Contracepção

PorExpresso das Ilhas,26 set 2018 17:21

A escolha do método contraceptivo recai quase sempre sobre a mulher
A escolha do método contraceptivo recai quase sempre sobre a mulher(Cosmopolitan)

A data foi criada para assinalar a importância de esclarecer a população sobre os diferentes tipos de contracepção existentes e as vantagens do planeamento familiar.

A contracepção permite planear o momento de uma gravidez e o número de filhos que se deseja. Permite ainda uma vida sexual livre do medo de uma gravidez indesejada. Os métodos contraceptivos “de barreira” são também uma forma importante de proteger-se de infecções sexualmente transmissíveis.

Na data de 26 de Setembro costuma-se discutir as vantagens e as desvantagens dos vários métodos anticoncepcionais e realizam-se actividades que visam promover a informação sobre estes métodos. Nesta efeméride aproveita-se ainda para apresentar estudos com dados sobre os métodos contraceptivos.

Dados de 2016 apontam que o uso de contraceptivos em Cabo Verde ronda uma taxa de aproximadamente 44%. No entanto esta taxa poderá ser superior já que os dados contabilizados referem-se apenas aos serviços públicos de saúde.

Esses mesmos dados apontam uma média nacional de 20% no que respeita a gravidezes na adolescência, quase sempre não planeadas.

Dispositivo Intra-uterino (DIU), pílula, preservativo (masculino e feminino) implante subcutâneo, adesivo e anel vaginal são alguns dos métodos contraceptivos disponíveis para quem pretenda evitar uma gravidez. A pílula, o anel vaginal e o adesivo apresentam uma eficácia de 91 a 94%, enquanto o implante subcutâneo uma eficácia de 99%.

O DIU, método preferido das americanas e o menos popular junto às brasileiras, tem um inidice de falha de apenas 0,2% a 0,8%.

Estudo patrocinado pela gigante farmacêutica Bayer diz que, “embora a primeira pílula anticoncepcional tenha sido lançada nos anos 1960, ainda hoje, quase 50% das gestações não são planejadas”. Dessas, metade resultam em abortos muitos deles realizados sem segurança para a mulher.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 set 2018 17:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 set 2018 17:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.