O Felicidário é “um calendário e também é uma espécie de dicionário com 365 definições práticas de felicidade” concebido pela Associação Encontrar+se, uma instituição particular portuguesa de Solidariedade Social, com especial atenção à promoção da saúde mental.
Em parceria com a agência publicitária Lintas conceberam este projecto destinado ao público sénior, buscando inspirá-lo para uma vida mais activa e saudável e a apreciar a felicidade das pequenas grandes coisas e momentos.
Para cada dia do ano há uma ilustração que é também uma dica de algo que pode traduzir-se num momento de felicidade. Assim, a felicidade pode ser ir a uma matiné dançante, apreciar o cheiro de um café acabado de fazer, ver vídeos de gatos no YouTube ou fazer algo nunca antes feito, como ir a um/a massagista ou visitar um farol.
“Se é difícil definir a felicidade aos 20, aos 30 e aos 40, imaginem aos 60 ou aos 70. Foi por isso que nasceu o Felicidário”, diz o texto de apresentação do projecto.
Todos os dias, durante um ano, o Felicidário sugere uma nova ideia de felicidade para maiores de 65 anos a partir das ilustrações de Afonso Cruz, André Letria e Ricardo Henriques, André da Loba, Aka Corleone, Bernardo Carvalho, Carolina Celas, Irmão Lucia, Julio Dolbeth, Madalena Matoso, Maria Imaginário, Tiago Albuquerque e Yara Kono. A estes 12 ilustradores residentes juntaram-se dezenas de outros convidados.
O resultado é um caleidoscópio de 365 imagens que são também 365 dicas para encontrar um momento feliz a cada dia.