Bruma seca e poeira. Proteja-se

PorExpresso das Ilhas,13 mar 2019 14:42

Como habitual nesta época do ano em Cabo Verde, a bruma seca faz-se sentir e a acompanhá-la muito pó. Saiba como se proteger de eventuais problemas de saúde.

Aspirar muita poeira é naturalmente um risco para a saúde visto que as partículas que formam o pó – e que podem ser desde terra, areia, a ácaros ou resquícios de itens que se decompõe na natureza – podem entrar nas mucosas respiratórias, nos olhos ou até ficarem “coladas” à pele. A poeira pode ainda conseguir chegar aos pulmões e assim comprometer o seu funcionamento o que para além de dificuldades respiratórias pode gerar doenças ou infecções.

Para quem tem rinite, bronquite ou algum outro problema respiratório, a poeira pode fazer crescer o incómodo. As alergias são também um problema comum. Não apenas a nível respiratório mas também na pele. 

Urticárias e micoses são comuns nesta época. Previna-se aumentando a frequência dos banhos, mantendo limpa a sua roupa e a roupa de cama, sendo recomendável procurar um dermatologista se os sintomas forem intensos.

Para a pele e lábios secos, recomenda-se o máximo de hidratação, com cremes, vaselinas e sabonetes especiais, como o de glicerina.

Manter o ambiente limpo, principalmente se a casa tiver crianças ou pessoas alérgicas, é fundamental. Porque ao varrer há sempre o risco da poeira voltar a assentar, é recomendada a limpeza húmida, com recurso a panos molhados.

Ter um humidificador de ar em casa é também uma boa opção para ajudar os mais aflitos a abrir as vias respiratórias e manter a casa livre do pó por mais tempo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 mar 2019 14:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 mar 2019 14:42

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.