NOSAGENDA: Uma página que “transborda” cultura de Cabo Verde

Elga Fernandes
Elga Fernandes

Elga Fernandes, residente em Holanda, criou nas redes sociais a página NOSAGENDA, com o intuito de promover a cultura e o turismo de Cabo Verde. O amor à terra e a vontade de fazer algo pela mesma são as razões que movem esta cabo-verdiana.

Inicialmente, as páginas (no Facebook e no Instagram) com o nome NOSAGENDA foram criadas para divulgação cultural junto à comunidade emigrada em Roterdão. Entretanto, esta página que divulgava apenas eventos a realizar na Holanda, foi crescendo e a sua criadora decidiu divulgar também o que acontecia na terra natal, como forma de facilitar o planeamento das férias dos emigrantes.

Elga Fernandes apresenta a sua página como uma agenda que não é só dela, mas sim de todos, e para onde qualquer um pode enviar informações sobre algum evento, ou partilhar algo. As divulgações dos eventos ou dos negócios são feitas de forma gratuita, pois a finalidade da não é lucrar mas sim trazer visibilidade a Cabo Verde e às sua gentes, esclarece ainda.

No que se refere a visibilidade, Elga conta que a página é visitada quer por cabo-verdianos, quer por holandeses.

“A página é acessada por muitos cabo-verdianos, mas também por holandeses. Porque na Holanda, nós, os crioulos, misturamo-nos com toda gente. Por isso, os meus seguidores não se restringem a emigrantes, mas são também pessoas que têm relações com o povo cabo-verdiano e que gostam das nossas actividades”, garante.

Variando

Para além de eventos, a página NOSAGENDA também publica fotos de lugares “espectaculares” e “pouco conhecidos” de cada ilha, com a colaboração de vários cabo-verdianos.

“Eu ando sempre a procura de contactos em cada ilha, mando mensagens e pergunto às pessoas a qual ilha pertencem, e se têm uma foto ou alguma outra coisa que eu possa partilhar”, declara.

Mas NOSAGENDA não é apenas uma página de divulgação. É também de motivação, destaca a sua criadora.

“Temos várias rubricas como fashion, make up, música e histórias reais, porque NOSAGENDA é também uma plataforma de inspiração e motivação para a realização dos sonhos. Então uma vez por mês publicamos uma história real e motivadora, que possa inspirar os outros a seguirem os seus sonhos”, explica.

Sendo uma plataforma, o sucesso do NOSAGENDA, cujas publicações são feitas em inglês, devido à diversidade do público, vai para além do mundo digital. Inspirados nas rubricas da página, dois eventos foram já organizados.

“Acabei por realizar dois eventos, um deles foi com uma escritora portuguesa Ana Prancha. Falaram-lhe do NOSAGENDA, ela ligou-me, disse que tinha muita vontade de apresentar o seu livro na Holanda e perguntou se eu queria ajudá-la a fazer o lançamento. Também houve o “FASHION THURSDAY, THE EVENT”, que aconteceu no final do mês do Março juntamente com a minha companheira Mariza”, revela.

Outras viagens

Elga quer ir ainda mais além e por isso está em Cabo Verde em busca de parcerias para fazer da página uma magazine, de forma a apoiar os pequenos empresários locais a divulgarem os seus negócios.

“Muitos de nós emigrantes quando vimos de férias frequentamos os mesmos lugares. E então pensei que precisava fazer alguma coisa para ajudar. O meu objectivo é mostrar que não é necessário ir à Europa para ter férias magníficas. E no [projecto] NOSAGENDA magazine, 80 % é 'Support The Locals of Cabo Verde', onde queremos mostrar empresários locais, sem muita visibilidade. Assim, as pessoas passam a conhecer [Cabo Verde] para além dos hotéis e resorts”, garante.

Elga acrescenta ainda que este “support” não se limitará a pequenos empresários, embora sejam eles o foco da revista.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro (estagiária), Sara Almeida,18 abr 2019 7:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 abr 2019 7:08

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.