Dia da Terra. Conheça iniciativas ambientais da cidadania

PorExpresso das Ilhas,22 abr 2019 11:26

Dia da Terra assinala-se a 22 de Abril
Dia da Terra assinala-se a 22 de Abril(DR)

Pela 50ª vez desde a sua instituição, assinala-se hoje o Dia da Terra. Para os 7 bilhões de seres humanos que vivem no “planeta azul” a possibilidade de um futuro com alguma qualidade de vida passa por nos tornarmos cada vez mais “verdes”. Conheça algumas das iniciativas em prol do ambiente no país.

Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento ADAD

A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento existe há já alguns  anos e para além de campanhas de sensibilização, inclusive com spots de rádio e TV) vem desenvolvendo no terreno actividades pró ambiente.

A plantação de árvores é um dos campos onde a associação se destaca, promovendo campanhas e engajando os jovens e as crianças para a importância das árvores e das florestas. Campanhas de limpeza sub-aquática estão também entre as acções que esta ONG costuma promover.


Biosfera I

A Biosfera I é uma associação criada em 2006, na cidade do Mindelo. Fruto da preocupação ambientalista de dois amantes da natureza, o principal objectivo é a protecção do meio ambiente, com especial foco nos ecossistemas marinhos e na fauna a estes associada. Para isso a organização tem apostado na educação, sobretudo de crianças e adolescentes, realização de programas de televisão e também projectos de protecção ambiental, inclusive na ilha de Santa Luzia.


Movimento Contra a Poluição em Cabo Verde

Define-se como uma organização pela conservação do ambiente e tem estado na dianteira da denúncia pública das agressões ao ambiente em Cabo Verde.

A advocacia e sensibilização em prol do ambiente são feitas quer através das redes sociais, quer através de acções no terreno como a limpeza das praias.


350 Cabo Verde

Tendo como matriz a organização mundial 350.org, a 350 Cabo Verde, com base na cidade da Praia, põe o foco nas alterações climáticas e na poluição em terra e no mar. Desde o início de actividades no ano passado esta organização comunitária já promoveu uma marcha contra o lixo, palestras, plantação de árvores e associou-se a eventos públicos pesando mensagens em prol do meio ambiente.


Laginha

Com o nome da praia mais popular da cidade de Mindelo esta organização de conservação do ambiente centra a sua acção na defesa desta praia, mais concretamente do seu fundo marinho e da enseada de corais li existente. Desde o ano passado foram já vários os mergulhos colectivos ao fundo da Laginha promovido por esta iniciativa que denunciou o despejo de águas poluídas naquela zona e o perigo que tal representa para a biodiversidade local. Uma petição dirigida ao governo foi também lançada nesse sentido.


Eco-Feminismo Cabo Verde

A mais recente iniciativa pró-ambiente da sociedade civil, surgiu na cidade da Praia e define-se como uma organização de jovens e tem na liderança um grupo de mulheres que fazem a ligação entre a equidade de género e as mudanças climáticas, nomeadamente o impacto destas na vida das mulheres e vice-versa.

A primeira acção foi uma conversa aberta, na semana passada, sobre os impactos da seca nas famílias cabo-verdianas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 abr 2019 11:26

Editado porChissana Magalhães  em  14 out 2019 23:23

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.