Sofre de tensão alta? Combata os sintomas com tomate

PorSheilla Ribeiro,28 ago 2019 8:25

Um estudo do Inquérito Nacional de Doenças Crónicas não Transmissíveis realizado em 2007 e que pode ser actualizado em 2019, aponta que cerca de 35% da população cabo-verdiana é hipertensa.

Quando não tratada, a hipertensão pode resultar no desenvolvimento de problemas sérios, tais como doenças cardíacas, enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Praticar actividade física regularmente e seguir uma dieta saudável, pobre em gorduras e açúcares, é fundamental.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Food Science & Nutrition, beber sumo de tomate sem sal pode atenuar os sintomas da condição.

No estudo, participaram 184 homens e 297 mulheres, que beberam sumo de tomate sem sal, numa quantidade escolhida ao seu critério, durante um ano.

No final da pesquisa, a pressão arterial em 94 participantes que não haviam recebido tratamento para pré-hipertensão ou hipertensão viram os seus níveis diminuir drasticamente.

A pressão arterial sistólica (PAS) reduziu em média de 141.2 para 137.0 mmHg e a pressão diastólica (PAD) diminuiu de cerca de 83.3 para 80.9 mmHg. Os efeitos benéficos foram semelhantes entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias.

Os investigadores recomendam o consumo diário de um copo de sumo de tomate sem sal. E sublinham que tal não exclui de todo o acompanhamento médico e a possível toma de outros fármacos para tratamento da hipertensão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,28 ago 2019 8:25

Editado porSheilla Ribeiro  em  28 ago 2019 9:17

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.