Em conversa com a Inforpress, o gestor daquela infra-estrutura desportiva, que está a funcionar como espaço de isolamento institucional dos doentes, Orlandinho Mascarenhas, considerou que se trata de um “símbolo de esperança e optimismo” no combate a esta pandemia.
Pretende-se igualmente com essa incitava, segundo o responsável, “quebrar o estigma” com relação aos doentes com COVID-19 e criar uma mensagem “positiva e saudável dentro do hospital de campanha.
Informou que durante os últimos quatro dias já foram plantadas cerca de 40 árvores de fruto e que já receberam ofertas da câmara da Praia e da Associação de Agricultores de Santa Cruz e promessas de doação do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), bem como de alguns grupos privados.
Orlandinho Mascarenhas disse ainda que todo o pessoal afecto ao Estádio Nacional está envolvido nessa iniciativa, que conforme observou serve de incentivo aos doentes e aos profissionais de saúde integrados na luta contra a covid-19.
A Cidade da Praia conta com quatro hospitais de campanha, nomeadamente a Escola de Hotelaria e Turismo, o Estádio Nacional, a Cruz Vermelha e o Hospital da Trindade.
Cabo Verde regista 466 casos acumulados de COVID-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (402), Boa Vista (56), São Vicente (03) e Sal (04).
Do total, registaram-se cinco óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e 237 doentes recuperados. O país tem neste momento 222 casos activos.
As autoridades de saúde revelaram que os doentes com infecção activa continuam em isolamento e com evolução favorável.