Jovens apostam nas redes sociais para promover autoemprego

PorExpresso das Ilhas,2 fev 2022 11:49

É cada vez mais frequente os jovens apostarem no empreendedorismo com vista a um autoemprego, dentro ou fora de Cabo Verde. As Redes Sociais tem sido o maior meio para divulgação dos trabalhos, como forma de ganhar clientes e garantir, assim, o próprio emprego.

Diversas razões levaram duas jovens cabo-verdianas, residentes na França, a publicar os seus trabalhos nas redes sociais (Facebook e Instagram). Um simples post as motivou e as ajudou no autoemprego.

Elisabete Teixeira, conhecida por Zany, viajou para Portugal com 20 anos de idade, em busca de melhores condições de vida. Com grandes sonhos e projectos de vida que não conseguia implementar no país de Camões, viajou daí para a França.

Foi no ano de 2019 que Zany decidiu trabalhar na decoração de festas e tornar públicos os trabalhos que realizava como forma de lazer, para familiares e amigos.

image

Nas redes rociais criou o perfil ZanyDécor, segundo relata, e tudo começou com a publicação da decoração que fez do seu próprio casamento. Recebeu vários elogios, as pessoas demostraram interesse pelo seu trabalho e começaram a perguntar o preço e a partilhar as postagens.

Ainda é através das redes sociais que encontramos Janny Coach, uma cozinheira de profissão que decidiu dedicar a carreira a dar treino em casa e dicas de alimentação saudável.

Mãe de duas crianças, Janny Tavares, conta ao Expresso das Ilhas como tudo começou.

“Eu trabalhava como cozinheira numa escola na França, com enceramento das escolas por causa da pandemia fiquei em casa, engravidei. Meses antes do meu segundo filho nascer o meu contrato de trabalho estava prestes a terminar. Queriam que eu renovasse o contrato, mas decidi não o fazer e dedicar o tempo a cuidar dos meus filhos. Com isso comecei a viver apenas com o dinheiro do fundo de emprego”, realçou.

Sempre demostrando o amor pelo desporto, Janny frequentava ginásio e cuidava da alimentação para manter um corpo saudável e aliviar o stress.

No ano de 2020, fez um post no story do Instagram convidando as pessoas a acompanhá-la no treino, através das redes sociais e de forma gratuita.

Nada foi planeado, diz Janny Coach, mas com a publicação recebeu muitas mensagens de pessoas que queriam participar do treino. Então, criou um grupo no Instagram e posteriormente no Facebook para poder atender a essas pessoas. Porém o número de inscritos ultrapassava o número aceite nessas redes sociais.

“Com um simples post no story do meu instagram cativei a atenção de muitas mulheres que queriam ganhar mais autoestima, perder peso, adquirir hábitos alimentares mais saudável e ser mais confiantes”, reforça.

No mesmo ano começou a dar treinos, conselhos e dicas de alimentação duas vez por dia, de segunda a sexta-feira. Exausta e com uma criança de 7 mês para cuidar, Janny Coach anunciou aos participantes do grupo que o treino deixaria de ser gratuito.

Com este anúncio a jovem mãe de 31 anos, passou a ver esta actividade como forma de ganhar algum rendimento para a sustentar a casa, cuidar dos filhos e melhorar a sua vida.

image

As dificuldades e os objetivos

Janny Coach tinha um total 32 mulheres que participavam no grupo de treino no Instagram. Com o anúncio de que o treino deixa de ser gratuito, ela ficou apenas com oito pessoas.

“Quando comecei a dar treino de forma gratuita tinha um grande número de alunas, mas quando disse que ia cobrar maioria desistiu. Fiquei triste, porque restaram apenas oito pessoas no grupo que aceitou a proposta. Contudo, essas oito pessoas motivaram-se a não desistir e a dar continuidade ao trabalho que estava a realizar. Senti-me motivada. Sou uma pessoa bastante positiva e segui em frente”, esclareceu.

Outro obstáculo mencionado por essa jovem é o facto de não possuir diploma para exercer a função de personal trainer e nutricionista e ter apenas experiência.

Com muito profissionalismo, dedicação, amor, persistência e força de vontade, Janny Tavares conseguiu ultrapassar essas dificuldades, voltou a ganhar um maior número de alunas e está a frequentar formações para adquirir diploma.

“Graças à motivação dessas oito pessoas que conseguiram alcançar os seus objectivos e a fazer posts nas redes sociais, que foram partilhados entre familiares e amigos, voltei a ganhar um maior número de participantes no grupo, hoje tenho quatro grupos de pessoas que pagam pelo meu serviço, através de transferência bancária. Considero ser um número considerável de pessoas e garanto o autoemprego”, afirmou.

Inovadora e criativa, Janny Coach faz constantemente desafios com as alunas, nos quais a vencedora ganha um mês de treino grátis.

Por sua vez a decoradora das festas, Zany Teixeira realça que a maior dificuldade que já enfrentou foi encontrar material profissional para o trabalho, estipular um preço a ser pago pelo pelos clientes, e não ter muito conhecimento do mercado na época em que começou.

“No começo eu não tinha a noção de como funcionava o mercado nesta área. Lembro-me de ter cobrado a um cliente um preço baixo, e tive que tirar o dinheiro do meu bolso para comprar mais materiais que eram necessários para completar o serviço. Não ganhei dinheiro, mas com o tempo aprendi a calcular os gastos e ganhar dinheiro com o meu trabalho”, salientou.

Zany Teixeira conta com a ajuda do marido José Teixeira para fazer as decorações. Diz mesmo que conta com 100% do apoio do marido, e que sem a ajuda dele não existiria ZanyDécor, por ser um trabalho muito cansativo.

“O meu marido é o meu suporte e o maior admirador do meu trabalho. Quando o serviço de decoração é maior, como grandes festas de casamento, contratamos uma ou duas pessoas para nos ajudar no serviço”, acrescentou.

Janny Coach e ZanyDécor ambicionam em abrir uma empresa, para ampliar o serviço e atender a todas as demandas dos clientes.

“O meu objetivo é arranjar o meu próprio salão de festas para poder fazer todas as entregas solicitadas e ganhar mais clientes de diferentes etnias” declarou ZanyDécor.

As mensagens

Janny Coach deixa as seguintes mensagens para as pessoas que querem empreender e ter o próprio emprego.

“Para as pessoas que têm um sonho ou que estão a fazer algo de que não gostam, que têm medo de largar para fazer outro, digo que é melhor arrepender-se de fazer algo de que se gosta e que não deu certo, do que não tentar. Não tenham medo de arriscar. Devemos estar preparados para qualquer tipo de resultado, seja positivo ou negativo e apostar no autoemprego e empreendedorismo”, realçou.

Não desistir, tentar ser melhor pessoa todos dos dias e cuidar do bem-estar é outra mensagem deixada por Janny Coach, que deixa ainda seguinte dica para uma alimentação saudável: evitar alimentos industrializados, comer frutas e verduras todos os dias e beber bastante água.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 fev 2022 11:49

Editado porA Redacção  em  2 fev 2022 11:49

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.