Alimentos termogénicos que ajudam a queimar calorias

PorExpresso das Ilhas,10 fev 2022 16:19

​A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido à acção do metabolismo, o que activa o dispêndio calórico do organismo.

A principal acção que faz com que o nosso corpo aumente de temperatura para conseguir este efeito é a actividade física.

Por exemplo, praticar actividade física regularmente ou frequentar um ginásio são, juntamente com uma alimentação equilibrada, a chave para perder peso de forma saudável e progressiva.

Mas há certos alimentos que, devido às suas propriedades, actuam como elevadores da temperatura corporal e levam o nosso metabolismo a funcionar mais depressa na altura de os digerir, o que aumenta a queima de calorias em relação a uma digestão normal.

Estes alimentos contêm normalmente compostos como efedrina ou cafeína que não só facilitam a queima de gorduras, como ajudam a reduzir consideravelmente o nível de colesterol. Mas também existem especiarias e sementes com efeito termogénico.

Vamos conhecer esses alimentos

Pimenta negra: a piperina é o elemento fundamental da pimenta. A sua função é estimular os receptores do sistema nervoso e bloquear a formação de novas células de gordura. A sua absorção é ainda melhor se a combinamos com outras especiarias como o caril ou a curcuma.

Gengibre: além das suas propriedades termogénicas, é um potente anti-inflamatório natural.

Mostarda: Pode chegar a acelerar o metabolismo até ao dobro do seu funcionamento habitual.

Canela: quando se produzem variações bruscas de insulina ou açúcar no sangue, temos sensação de fome. A canela contribui para regular os níveis de glicose no nosso organismo e mantê-los estáveis.

Quinoa: além da sua acção queima gordura, contém proteínas e fibra.

Aveia: contém minerais, actua como antioxidante e contém fibra. Este alimento produz sensação de saciedade e melhora as digestões, normalizando os níveis de triglicérides e glicose.

Sementes de linhaça: aportam-nos uma grande quantidade de Ómega 3, o que nos fornece gorduras boas e são benéficas frente ao colesterol.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 fev 2022 16:19

Editado porAndre Amaral  em  10 fev 2022 16:19

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.