Palácio da Cultura Ildo Lobo apresenta “Escada da Morna”

PorExpresso das Ilhas,25 fev 2022 10:31

O Palácio da Cultura Ildo Lobo apresenta o conceito “Escada da Morna”, com objectivo de continuar a dar visibilidade a Morna, enquanto Património da Humanidade.

Este conceito, de acordo com uma publicação na página de facebook do Palácio da Cultura Ildo Lobo, tem como objetivo reconhecer o grande contributo que os nossos compositores têm dado a este género musical.

“Num edifício `normal` a maioria das escadas não chamam tanto a atenção dos visitantes se estas não tiverem um conceito criativo ou mesmo uma abordagem singular e alinhada com os propósitos do espaço”, indica.

Conforme a mesma fonte, este conceito faz parte de um desafio que foi lançado pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e é um projeto maior, ainda em desenvolvimento, e que envolverá para além da Morna, outras áreas da nossa cultura. 

De recordar que o Estado de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, submeteu à Unesco, em Março de 2018, o processo de candidatura da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

E 11 de Dezembro de 2019, fica marcado na história da nação cabo-verdiana como o dia da consagração da Morna como Património do Mundo. Na 14ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Bogotá, Colômbia, a Morna entrou para a Lista Representativa da UNESCO, figurando como Património Cultural Imaterial da Humanidade. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 fev 2022 10:31

Editado porAndre Amaral  em  25 fev 2022 10:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.