Jovem eterniza momentos produzindo peças em resina

PorSheilla Ribeiro,11 mar 2022 12:16

No Pinterest aparecem vários itens decorativos e objectos de uso pessoal transformados com o uso de resina que dá outra vida para estas peças. Apesar de não existir resina no país, Myrta Robalo, uma jovem formada em Engenharia Química, confecciona peças deste material para presentear ou marcar alguma recordação pessoal.

A jovem Myrta Robalo, decidiu empreender em arte com resina depois de regressar ao país e não ter encontrado um emprego na sua área de formação. A ideia surgiu depois que decidiu criar peças deste material para sua família.

Atrym.decor é um projecto artesanal que comecei a desenvolver há pouco tempo e faço em minha casa. No Brasil, onde estudei, havia uma colega que trabalhava muito com resina e eu acompanhava e ajudava confecção de algumas peças”, conta.

image

Mas o que é resina?

Segundo Robalo, a resina, de forma simplificada, é uma substância usada para fabricar produtos e plásticos. Seu aspecto no geral é de um material não cristalino, viscoso e insolúvel na água e tanto pode ser transparente ou translúcido, solúvel em óleos essenciais, álcool, éter e outros.

Para ser trabalhada a resina precisa de um molde apropriado que faça com que ganhe o formato desejado.

“A resina vai endurecer dentro desse molde, num processo chamado de cura. O processo de cura leva 48 horas em peças simples e quatro ou cinco dias em peças mais elaboradas, com ajuda de um catalisador. E existe a possibilidade de usar outros materiais dentro desse molde junto à resina”, detalha.

image

Myrta Robalo revela que a substância não existe no país e que por isso faz a sua importação e a importação dos moldes.

“Por agora estou a fazer chaveiros, chaveiros com fotos, com nomes, letras, quadros com fotos embutidos, quadros com informações de nascimento, porta-copos. O trabalho com resina tem um leque bem grande e pode-se fazer muitas coisas”.

image

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

resina arte

Autoria:Sheilla Ribeiro,11 mar 2022 12:16

Editado porAndre Amaral  em  11 mar 2022 12:16

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.