1- Óleo da árvore do chá
Tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que reduzem a irritação e a inflamação do couro cabeludo. Aliás, um estudo, citado na revista, concluiu que o óleo da árvore do chá foi significativamente mais eficaz no tratamento da caspa do que um placebo.
Para utilizar o óleo da árvore do chá, a dermatologista recomenda que misture algumas gotas com um óleo de base, como o óleo de coco ou o azeite, e massaje o couro cabeludo. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos antes de o lavar.
2- Aloé vera
Tem propriedades antifúngicas que inibem que ajudam a resolver este problema e, além disso, acalma o couro cabeludo e reduz a inflamação.
Para utilizar o aloé vera, retire o gel da planta e aplique-o no couro cabeludo. Deixe repousar durante uma hora antes de o lavar com um champô suave.
3- Vinagre de sidra de maçã
É muito útil contra a caspa já que ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo. Consegue ainda clarificar o couro cabeludo, removendo qualquer acumulação de produtos capilares que possam estar a causar a caspa, explica a médica.
Para utilizar este vinagre, misture partes iguais de vinagre e água e aplique no couro cabeludo, aconselha. Deixe repousar durante cerca de dez minutos antes de o lavar com champô.
Mas a dermatologista relembra que os efeitos secundários são possíveis. Isto significa que é importante fazer sempre um teste na pele antes de aplicar em todo o couro cabeludo. Menciona ainda que estes tratamentos nunca foram testados clinicamente, mas alguns estudos demonstraram melhorias em duas a quatro semanas de utilização consistente, acrescenta.