Numa publicação na rede social, o MCIC ressalta que a comitiva, composta por académicos e representantes políticos (Boston, Brockton, Cape Cod, Fall River e New Bedford), incluindo membros da diáspora cabo-verdiana bem integrados na comunidade local, esteve reunida com o Ministro para conhecer de perto as políticas desenvolvidas pelo Governo no domínio da cultura e das indústrias criativas, com particular destaque para o sector musical.
Cabo Verde possui uma expressiva comunidade emigrada nos Estados Unidos da América. O Estado de Massachusetts, em especial a região de Boston, acolhe um número significativo de cabo-verdianos e descendentes, muitos dos quais ocupam cargos de relevo em diversas instituições.
O MCIC recorda que, apesar da distância e do facto de muitos terem nascido naquele país, o sentimento de pertença às ilhas mantém-se forte. “Por essa razão, Cabo Verde tem trabalhado na criação de Centros Culturais em pontos estratégicos, de forma a levar ‘mais Cabo Verde’ além-fronteiras”.
Segundo a mesma fonte, este foi um dos temas centrais do encontro, que incluiu igualmente a identificação de potenciais parcerias e linhas de cooperação a serem desenvolvidas com a Bridgewater State University, no âmbito cultural.
A delegação manifestou grande satisfação com os programas e projectos apresentados pelo MCIC, demonstrando total abertura para uma colaboração mais próxima e profícua.
O Ministro aproveitou a ocasião para convidar a Bridgewater State University a trazer a sua Orquestra Sinfónica a Cabo Verde, com o propósito de promover intercâmbio de experiências e inspirar estudantes das escolas de música do país.
homepage









