Todos os anos, a 23 de Março é comemorado o Dia Mundial da Meteorologia. Estabelecido em 1950, este ano o Tema é "60 anos ao serviço da sua segurança e bem-estar". Em Cabo Verde, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica escolheu assinalar a data com a realização de uma mesa redonda, durante a qual far-se-à uma reflexão do caminho percorrido ao longo de todos esses anos e os novos desafios que se impõe com a globalização.
Durante a mesa redonda, vários trabalhos e projectos serão apresentados, como sejam os três anos de observação atmosférica em Cabo Verde, a rede sismométrica nacional, a meteorologia e a aeronáutica, entre outros. As mudanças climáticas não ficarão de fora. Relativamente a esse assunto, a presidente do INMG avançou que neste momento está-se a trabalhar para dotar o serviço de capacidade para monitorizar o tempo e o clima porque só com dados concretos poder-se-à tirar quaisquer conclusões sobre o clima em Cabo Verde.
Relativamente aos desafios do Instituto de Meteorologia e Geofísica, Ester Brito confessa que são muitas as deficiências ainda existentes e que estas se prendem essencialmente com a capacitação de recursos humanos e a aquisição de equipamentos.