Seat aposta no espaço do seu novo SUV

PorExpresso das Ilhas,25 set 2018 10:21

O Seat Tarraco é o terceiro SUV da marca espanhola e promete espaço para toda a família... e ainda mais espaço.

Disponível em versões de 5 ou 7 lugares, este carro 'impõe-se' em termos estéticos pelas suas grandes dimensões (mede 4733 mm de comprimento e tem 1658 mm de altura).

Para além disso, em termos de motor, destaque para as duas potências, com 150cv ou 190cv e motores a diesel e gasolina.

“Com estilo. Desportivo. Inspirador. O novo SEAT Tarraco é o SUV de grandes dimensões desenhado para quem não tem medo de ser diferente”, destacou a construtora espanhola durante a apresentação deste novo SUV.

Mas a palavra espaço foi a ideia central da SEAT quando decidiu avançar para a produção do novo modelo. Na bagageira, com a terceira fila de assentos rebatida, pode-se contar com uma capacidade de carga de 700 litros e se se optar pelo rebatimento de todos os lugares traseiros, a capacidade de carga sobe para uns generosos 1775 litros.

Apresentado na semana passada o Tarraco conta com um conjunto de novos sistemas de ajuda à condução que segundo Esteban Alcántara, engenheiro de Segurança Activa da Seat, são bastante “úteis para evitar algumas das principais causas de acidentes ao volante” como as distracções ou o excesso de velocidade. Eis alguns exemplos:

Reacção em 0,2 segundos: subviragem, sobreviragem ou travagens bruscas são algumas das situações que activam o Pre-crash, o assistente de pré-colisão do Seat Tarraco. O veículo detecta automaticamente se está na eminência de ter um acidente, sendo capaz de reagir em 200 milissegundos. Em função da situação, aperta os cintos de segurança, activa os sinais intermitentes, sobe os vidros e fecha o tecto panorâmico, evitando assim que qualquer extremidade do corpo possa sair do habitáculo.

- Reduzir consequências: “Os sistemas de Segurança Activa representam um papel cada vez mais importante na protecção tanto dos ocupantes como do veículo ou dos restantes utilizadores da via. Em alguns casos pode evitar acidentes e, inclusive, reduzir as suas consequências quando ocorrem”, garante Esteban. Um exemplo disso é o novo Rollover Assist integrado no Seat Tarraco e que se activa na eventualidade de capotamento. Neste caso, o veículo realiza uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, liga os sinais intermitentes e muda a ventilação, entre outras funções.

- Sensores e unidades de comando sempre em alerta: a tecnologia electrónica que está por trás dos sistemas de assistência representa “uma grande revolução” no desenvolvimento dos modelos. “As inovações em matéria de segurança avançam em passos gigantes, como comprova a integração dos sensores e unidades de comando ‘inteligentes’. Graças a eles, o automóvel é capaz de identificar possíveis causas de acidentes e reagir de forma a evitá-los. A forma de avisar o condutor é outra revolução: aos avisos luminosos, somam-se agora sinais acústicos, assistentes de voz, vibração no volante e até a correcção da direcção ou a travagem autónoma, tudo sem intervenção humana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 set 2018 10:21

Editado porAndre Amaral  em  25 set 2018 10:42

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.