Sabe escolher pneus para o seu carro?

PorExpresso das Ilhas,22 out 2018 16:28

Único ponto de contacto do automóvel com o solo (a não ser que algo de muito estranho ou mau lhe aconteça…), os pneus são um elemento fulcral da sua viatura. Além do seu bom estado ser indispensável para a segurança do carro, fazer a escolha mais acertada também tem impacto no comportamento da viatura e no conforto das suas viagens. Por isso, não deve descurar determinados factores quando, ao descobrir que os seus pneumáticos actuais já foram desta para melhor, decide ir adquirir um novo conjunto para o automóvel.

Quando chega a chuva torna-se ainda mais importante ter pneus em bom estado, pois a sua capacidade para escoar a água da chuva tem um impacto enorme nas distâncias de travagem. Por isso, faça uma revisão aos seus pneus. Se estiverem demasiado gastos ou com cortes perigosos, talvez seja o momento de ir trocá-los.

Os fabricantes informam que a escolha dos pneus deve ter em atenção quatro factores: clima, estilo de condução, veículo e orçamento. Mas existem algumas coisas a que deve estar atento, tanto para fazer a opção certa como para poupar nos pneus.

Veja carros iguais ao seu e investigue quais os pneus que os seus proprietários escolhem. Caso a maior parte opte por um modelo, é possível que isso não seja por acaso, e eles sejam mesmo os mais indicados para a viatura.

Procure também críticas em fóruns online sobre os pneumáticos que da sua lista de preferências. Assim pode saber qual o comportamento deles, na opinião de outros condutores.

Deve verificar os pneus para poder comprar antecipadamente o jogo seguinte. Isto é um dos pontos mais importantes, pois permite poupar dinheiro. Se for apenas quando atinge os 1,6mm nos rasgos (ou quando chumba a inspecção) é muito possível que acabe a pagar mais pelo mesmo produto.

Quando vai colocar os novos pneus, garanta que na oficina é feito um alinhamento da direcção. Além disso, se está a sentir os jogos de pneus do seu carro se desgastam demasiado rápido, talvez seja melhor inspeccionar a suspensão.

Conheça antecipadamente a etiquetagem dos pneus. Existe uma tabela própria, desde 2012, em que são apresentados três dados. O símbolo com altifalante indica o ruído (três níveis), a aderência a piso molhado (nuvem, de A a G) e a eficiência energética (bomba de gasolina, de A a G).

Na lateral do pneu estão também dados importantes. Principalmente na principal faixa onde surgem as medidas (por exemplo: 185 [largura]/ 65 [altura, neste caso é igual a 65% da largura] R15 [diâmetro]). Existe ainda um código que junta um número e uma letra. Trata-se do índice de carga [desde o 65, que significa 250kg/pneu ao 124, de 1600kg/pneu] e índice de velocidade máxima [Q =máximo de 160km/h, até Y =300km/h].

Já agora, não deixe de prestar atenção à pressão dos pneus, outro dado que pode encontrar na banda lateral. Além disso, no manual da viatura, e habitualmente na porta ou tampa do depósito de combustível, encontra esses dados da parte do fabricante do carro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 out 2018 16:28

Editado porAndre Amaral  em  22 out 2018 16:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.