Quatro dicas essenciais para quem quer poupar combustível

PorExpresso das Ilhas,28 nov 2018 9:41

Com os preços dos combustíveis sempre a subir deixamos-lhe algumas dicas básicas para poupar gasolina ou gasóleo.

Fazer descidas em ponto morto não poupa gasolina

Uma lenda urbana comum é que, para se poupar combustível nas descidas, deve-se colocar o carro em ponto morto. Errado. Para se poupar combustível, basta retirar o pé do acelerador e manter a caixa engrenada. Com a caixa engrenada, tem mais segurança (travão motor) e o consumo baixa para zero (a entrada de ar basta para manter os cilindros em movimento, mantendo a injecção desligada). Com a mudança desengatada, não há contacto entre o motor e as rodas, pelo que a borboleta da admissão deixa passar combustível, e a falta de motor torna o carro mais difícil de controlar.

Nunca ande atrás de camiões para gastar menos
Cada vez que se coloca atrás de outro veículo, a resistência aerodinâmica é menor e o consumo de combustível desce. Por isso, há quem diga que o melhor é circular colado à traseira de um camião. É um veículo maior, e bloqueia mais ar. E quanto mais perto do camião, menor é a resistência. Mas... é também imensamente perigoso, pois para compensar no consumo é preciso eliminar completamente a distância de segurança. E não há consumo mais baixo que compense ficar com o carro enfaixado na traseira de um camião.

Não é preciso andar desligar o ar condicionado
É verdade que o ar condicionado consome uma quantidade elevada de energia, e isso tem influência no consumo de combustível. Mas a alta velocidade é preferível usar o ar condicionado a qualquer forma de ventilação natural. O ar que entra pelo ventilador causa sempre mais resistência que o uso do ar condicionado, e nem pense em baixar os vidros em alta velocidade, pois aumenta desmesuradamente a turbulência e o consumo.

O cruise control nem sempre funciona
Desde que passou a ser comum nos automóveis, o cruise control tornou-se uma ferramenta confortável, poupando o acelerador, uma vez que o carro mantém sempre a pressão necessária, permitindo baixar os consumos... com uma excepção. Neste caso, não é boa ideia ter o cruise control ligado nas subidas, já que o sistema mantém a pressão da aceleração constante. E compensa deixar de acelerar pouco antes de atingir o topo.

Não ponha ar a mais nos pneus
Manter a pressão correta de ar nos pneus ajuda a preservá-los, reduzindo o contacto com a estrada e o atrito, mantendo os consumos baixos e impedindo a degradação excessiva. Então, aumentar a pressão acima do recomendado deve baixar os consumos, certo? É verdade, mas isso não significa que o deva fazer. Os pneus têm uma superfície de contacto ideal para manterem a aderência, e a diferença no consumo é tão irrisória que não compensa a falta de segurança de ter menos contacto com a estrada.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 nov 2018 9:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 nov 2018 9:41

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.