Está oficialmente confirmado. Os atuais Elise, Exije e Evora vão encerrar a produção em 2021, depois de terem sido comercializadas cerca de 55.000 unidades. É uma nova era para a Lotus que vai substituir estes modelos por outros tantos e o primeiro a chegar vai ser a versão de produção do Lotus Type 131.
Com esta decisão, a marca britânica de desportivos dá início a um novo plano estratégico – o Vision80 - que implica alterações nas suas instalações, centralização e optimização no fabrico dos novos modelos, além de um investimento de mais de 100 milhões de libras na fábrica de Hethel, onde a marca labora há mais de 50 anos.
Todas estas alterações vão 'obrigar' a marca a contratar 250 novos funcionários.
Phil Popham, CEO, Lotus Cars, disse, citado pelo jornal especializado em notícias do mundo automóvel Auto Express, que "este ano será extremamente significativo para a Lotus com novas instalações a entrar em funcionamento, um novo carro desportivo a entrar em produção e novos níveis de eficiência e qualidade que só uma nova concepção e fábrica de automóveis pode fornecer. Em 2021, contudo, estaremos a reflectir sobre o legado da nossa actual gama, a começar pelo Elise".
Ainda que sem qualquer confirmação oficial da marca, tudo indica que o novo Type 131 será um modelo de carro desportivo que combina os traços da Évora com a influência mais agressiva do Exige.