A JetPack Aviation, como o seu nome indica, cria jetpacks e ensina civis e militares a pilotá-los. Recentemente, a empresa norte-americana decidiu apostar em algo diferente: uma mota voadora.
Em entrevista à Futurism, o fundador da empresa, David Mayman, citado pelo zap.aeiou.pt, falou sobre a sua mais recente criação, a Speeder.
A Speeder está em desenvolvimento há alguns anos e será uma aeronave totalmente única, capaz de velocidades extremamente altas, com uma potencial autonomia de mais de 1.600 quilómetros.
O principal uso da Speeder é fundamentalmente a resposta a emergências e missões de socorro em desastres.
“Imagine que houve um furacão. As estradas estão danificadas e não pode colocar camiões na estrada. Pode-se levar dez [motas] destas por menos do que se paga por um helicóptero”, explicou Mayman. O uso recreativo da Speeder só virá mais tarde.
O protótipo da JetPack Aviation está projectado para voar até 1.000 pés acima do nível do solo. Pelas palavras de Mayman, a Speeder é “incrivelmente rápida”. Uma aeronave Cessna voa a cerca de 190 km/h. “Estamos a fazer quase quatro vezes isso”, atirou o CEO da empresa.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1071 de 8 de Junho de 2022.