Brasil: Viaduto desaba e mata duas pessoas em Belo Horizonte (com vídeo)

PorExpresso das Ilhas,4 jul 2014 9:49

Acidente sucedeu a meio da tarde numa das vias de acesso a um dos estádios onde decorre o Mundial de futebol. Morreram duas pessoas e 19 ficaram feridas.

 

Um viaduto desabou ontem à tarde numa das avenidas de Belo Horizonte, causando a morte de duas pessoas e, pelo menos, 19 feridos.

As causas do desabamento ainda não eram conhecidas, mas sabe-se que a estrutura cedeu, atingido um transporte público, um automóvel e um camião. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, estava a confirmada a morte de duas pessoas e a existência de 19 outras que ficaram feridas. Destas, 12 foram socorridas no local e levados para as urgências de dois dos hospitais da cidade. As restantes receberam tratamento médico no local do acidente.

O trânsito foi interrompido e importantes meios foram enviados para o local, entre as quais 13 viaturas dos bombeiros, além de outras dos serviços de emergência média e um helicóptero.

O viaduto situa-se numa das vias de acesso ao Estádio Mineirão, que fica distante cerca de 4 quilómetros do local do acidente e é um dos campos onde decorre o Mundial de futebol.

O último jogo no estádio ocorreu a 28 de Junho, entre Brasil e Chile, e o próximo será na semana que vem, a 8 de Julho.

Entretanto, o prefeito de Belo Horizonte admitiu que a queda do viaduto na zona norte da capital de Minas Gerais foi provocada por um erro de engenharia, divulgou hoje a imprensa brasileira.

De acordo com o jornal Estado de Minas, Márcio Lacerda fez estas declarações no final da tarde de quinta-feira, após a queda do viaduto, que causou ainda 22 feridos, segundo o último balanço divulgado pela secretaria estadual da Saúde.

O acidente ocorreu cerca das 15:30 (19:30 em Lisboa) quando um viaduto em cimento ruiu sobre quatro veículos, dois camiões, um autocarro e um automóvel, a cerca de cinco quilómetros do estádio do Mineirão, que vai receber um jogo das meias-finais do Mundial de futebol, na terça-feira.

«Evidentemente, no futuro, depois de tudo investigado, vai descobrir-se algum erro de engenharia, seja do projeto, seja da construção. Mas isso não é o mais importante no momento. O importante é darmos toda a assistência possível às famílias das vítimas», disse o prefeito de Belo Horizonte, que também é engenheiro.

«O viaduto ainda estava em obras, ou seja, não estava aberto ao tráfego e não tinha sido entregue à prefeitura. Então, naturalmente, serão feitas todas as perícias e um inquérito judicial precisa ser aberto também, porque houve vítimas», indicou ainda Lacerda.

«Essa análise será feita com todo o cuidado. Neste momento, estamos a tomar as providências para demolir o viaduto para que se reabra uma, duas ou todas as vias da avenida o mais rápido possível», acrescentou.

Uma das vítimas mortais é o motorista do autocarro e a outra é o condutor do automóvel, que só foi retirado esta madrugada pelos bombeiros. Nos camiões, que estavam relacionados com a obra, não havia ocupantes.

Lacerda classificou a obra como de «alta complexidade» e disse que todo o projeto foi acompanhado pela prefeitura e executado por uma empresa conceituada na área, a Cowan.

Em nota oficial, a prefeitura informou que um comité composto por técnicos da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura, da Defesa Civil, da Cowan e da Consol, empresa responsável pelo projeto, foi convocado na quinta-feira para fazer um levantamento das causas do acidente e elaborar um diagnóstico para definir as providências que serão tomadas.

O viaduto que desabou, que passava sobre a avenida Pedro I, uma das mais importantes de Belo Horizonte, estava em fase final e a construção começou há perto de um ano, integrando um plano geral de trabalhos para o Mundial de futebol (de 12 de junho a 13 de julho), de acordo com as autoridades locais.

O outro viaduto ao lado do que desabou, que também está em construção, sofreu algumas intervenções, pois foi afetado pela queda.

A prefeitura de Belo Horizonte decretou luto oficial de três dias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 jul 2014 9:49

Editado porAndré Amaral  em  4 jul 2014 12:39

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.