O Parlamento Europeu foi a votos hoje, em Estrasburgo, para a nomeação de Jean-Claude Juncker como Presidente da Comissão Europeia. Juncker foi eleito com 422 votos a favor, 250 votos contra e 47 abstenções, avança o Jornal de Noticias.
A eleição de Jean-Claude Juncker parecia estar assegurada uma vez que, Juncker foi o candidato apresentado pelo Partido Popular Europeu-PPE, o grupo político vencedor das eleições do passado mês de Maio que conquistou 221 lugares.
Agora comprovada a eleição, Juncker terá de discutir com os Estados-membros a nomeação dos restantes 27 comissários que alinharão o seu executivo.
Os líderes europeus reunir-se-ão já na quarta-feira em Bruxelas para debater a atribuição dos restantes altos cargos da União Europeia, como os presidentes da Conselho e de Alto Representante da EU para os negócios Estrangeiros.
Juncker conhece os “corredores” de Bruxelas, dada a sua longa carreira política, foi chefe de governo do Luxemburgo entre 1995 e 2003, foi titular da pasta das Finanças durante duas décadas, sendo presidente do fórum de ministros das Finanças da zona Euro entre 2005 e 2010.
Juncker sucedeu na presidência, José Manuel Durão Barroso que termina o seu segundo mandato a 31 de Outubro, deixando o cargo após 10 anos de exercício (2004-2014), um recorde de longevidade apenas igualado pelo francês Jacques Delors (1985-1995).
A votação estava agendada para 12:30 locais, depois de o antigo Primeiro-ministro luxemburguês apresentar o seu programa de trabalho para os próximos cinco anos.