Abu Bakr al-Baghdadi correu risco de vida após um ataque aéreo ao carro onde seguia. Está a recuperar mas cada vez mais afastado do controlo da organização terrorista.
O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi gravemente ferido num ataque aéreo no Iraque, escreve o britânico The Guardian, citando fontes próximas da organização terrorista.
Segundo o jornal, al-Baghdadi sofreu ferimentos graves durante um ataque da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos da América, que ocorreu no mês de março. O líder do Estado Islâmico terá corrido perigo de vida mas tem conseguido recuperar lentamente desde então, ainda que tenha deixado de se ocupar do controlo diário dos jihadistas.
A gravidade dos ferimentos de Baghdadi levou a que os restantes líderes do Estado Islâmico se tivessem reunido de urgência para nomear um sucessor. Inicialmente, acreditavam que o líder não conseguiria sobreviver.
O Guardian confirmou junto de um diplomata ocidental e de um conselheiro iraquiano que o ataque que quase matou o líder dos jihadistas aconteceu a 18 de março em al-Baaj, no distrito de Nineveh, próximo da fronteira com a Síria. Já havia relatos de que Abu Bakr al-Baghdadi tinha sido atingido nos meses de Novembro e Dezembro, mas nenhum se veio a confirmar.
O diplomata que falou ao Guardian explicou que o ataque - que visou três veículos que circulavam entre as cidades de Umm al-Rous e al-Qaraan - tinha como alvo os principais líderes do Estado Islâmico e matou outros três homens, mas na altura não se sabia que al-Baghdadi estava numa das viaturas.
O líder do Estado Islâmico passará agora grande parte dos seus dias em al-Baaj, a cerca de 300 quilómetros de Mosul, uma zona onde os Estados Unidos da América não têm forte presença militar.
Em Dezembro, Abu Bakr al-Baghdadi já tinha escapado a um ataque da coligação, no qual foi morto o seu braço-direito, Auf Abdul Rahman al-Efery. Nos últimos meses, escreve o Guardian, a coligação internacional tornou-se mais eficaz no combate aos líderes do Estado Islâmico: o "vice" de al-Baghdadi, Abu Muslim al-Turkmani, e o líder das operações militares do grupo no Iraque foram mortos no início de Dezembro.