O Presidente Barack Obama defendeu, na segunda-feira, que o sentimento anti-imigrantes presente na campanha presidencial dos Republicanos é contrário aos valores norte-americanos.
“Este sentimento anti-imigrantes que se verifica na nossa política neste momento é contrário a quem nós somos. Porque, a não ser que se sejamos nativos americanos [de descendência indígena], a nossa família veio de outro lado qualquer”, disse Obama, num liceu em Iowa.
Donald Trump, que lidera as sondagens entre os candidatos Republicanos, começou a sua campanha com comentários inflamatórios sobre imigrantes, dizendo que o México “envia” criminosos para os Estados Unidos, incluindo “violadores”.
Desde então tem pedido que os imigrantes ilegais sejam deportados e que seja eliminado o direito constitucional que permite que aqueles nascidos em solo norte-americano se tornem automaticamente cidadãos do país.
Sem dizer o nome de Trump ou de outros rivais, Obama criticou esta postura: “Podemos ter um debate legítimo sobre como montar um sistema de imigração que seja justo, ordeiro e legal. Mas quando oiço as pessoas falarem como se, de alguma forma, estes miúdos fossem diferentes dos meus filhos, ou menos dignos aos olhos de Deus, como se, de alguma forma, merecessem menos o nosso respeito, consideração e carinho, acho que isso não é norte-americano. Não acredito nisso, acho que é errado”, afirmou.