Terrorismo: Ataque a Bruxelas deixa Europa em alerta vermelho

PorExpresso das Ilhas,22 mar 2016 9:14

Vários países europeus estão a reforçar medidas de segurança.

 

A situação de terror vivida em Bruxelas, na Bélgica, já se alastrou a outros países da Europa que estão também a tomar medidas de segurança reforçada.

Em Frankfurt, na Alemanha, as medidas de segurança no aeroporto da cidade foram reforçadas.

Também em Paris, França, o medo levou a que se aumentasse o perímetro de segurança nos aeroportos, gares e transportes públicos da cidade, refere a BFM TV.

A Holanda reforçou as medidas de segurança nos aeroportos e fronteiras terrestres, em especial com a da Bélgica. "Adoptámos medidas suplementares por precaução", informaram aqueles serviços, numa mensagem publicada na Internet.

"Isso significa patrulhas suplementares pela polícia em Schiphol [aeroporto], Roterdão e Eindhoven, assim como controlos nas fronteiras, reforçados na fronteira sul [com a Bélgica]", lê-se na mesma mensagem.

Em Londres, também o aeroporto Heathrow está em alerta.

 

“É um ataque contra a Europa democrática”

Uma das primeiras reacções a estes ataques veio da Suécia. O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, considerou este ataque a Bruxelas como um ataque à democracia europeia.

"É um ataque contra a Europa democrática. Nunca aceitaremos que terroristas ataquem as nossas sociedades abertas", disse o chefe do Governo sueco numa mensagem enviada à agência TT.

Também o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, considerou que as explosões em Bruxelas são um "ataque abjecto", numa mensagem no Twitter.

Duas explosões ocorreram hoje de manhã, pelas 08:00 locais (06:00 em Cabo Verde), no aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, e provocaram, pelo menos 13 mortos e 35 feridos,

O aeroporto foi evacuado e todos os voos cancelados. O aeroporto de Zaventem vai permancer fechado até às 6h de quarta-feira, hora que poderá ainda sofrer alterações, avança o jornal Público.

Uma explosão ocorreu também numa estação de metro de Bruxelas, próximo das instituições europeias, informou uma fonte da transportadora à AFP.

Imagens de televisão mostravam fumo negro a sair da entrada da estação de Maalbeek, situada na Rue de la Loi, perto das instituições europeias.

O serviço de metro foi já suspenso.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 mar 2016 9:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 mar 2016 12:13

pub.
pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.